Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Congresso de Clínicas discute advento dos testes rápidos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Congresso de Clínicas

O 4º Congresso de Clínicas da Abrafarma terá como tema central um dos assuntos mais importantes na atualidade para o varejo farmacêutico: os testes rápidos.

Realizado no formato virtual, o evento acontecerá nas tardes de 11 e 12 de julho. A programação ocorrerá sempre das 14 às 17h, com a previsão de atrair 1 mil participantes.

O congresso foi concebido para estimular reflexões sobre o presente e o futuro da assistência farmacêutica no Brasil. Replicado com base nas experiências de mercados como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, o conceito já é realidade em mais de 6 mil farmácias das principais redes do país.

“Tradicionalmente realizamos esse fórum no fim do ano. Mas antecipamos a agenda justamente em função do marco que representa a nova resolução sobre os testes. Ela já entra em vigor a partir de 1º de agosto e abre caminho para as farmácias aplicarem pelo menos 50 diferentes tipos de exames”, comenta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Congresso de Clínicas terá Anvisa e especialistas

O primeiro dia do Congresso de Clínicas contará com a presença do poder público. Um dos diretores da Anvisa, Alex Machado, apresentará a visão da agência em relação aos testes.

Outro painel discutirá os impactos diretos dessas mudanças para a saúde populacional, tema abordado pela convidada internacional Rosanna Peeling, professora e diretora de pesquisa da London School of Hygiene and Tropical Medicene, além de diretora do Centro Internacional de Diagnóstico (IDC) no Reino Unido.

Esse painel terá ainda a presença de Carlos Gouvêa, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

O segundo dia será dedicado a novas tecnologias e casos práticos de aplicação dos testes, com Cassyano Correr, coordenador de assistência farmacêutica da Abrafarma; Paula Távora, sócia do laborarório I9med e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica; e Thamiris Aguiar, da Controllab, empresa responsável por aferir o controle de qualidade dos testes.

A sessão seguinte ilustrará modelos de sucesso na realização dos serviços clínicos em grandes redes do setor, como Drogal, Drogaria Araujo, Farmácias Pague Menos, Panvel e Raia Drogasil. “Estamos trazendo exemplos nacionais e do Exterior para o centro das discussões”, destaca Barreto.

“Com mais de 20 milhões de testes da Covid-19 aplicados na pandemia, as farmácias firmaram-se como hubs de atenção primária e podem ser determinantes para uma revolução no acesso à saúde. Não é exagero afirmar isso num país em que mais de 50% da população não adere ou não dá continuidade aos seus tratamentos clínicos”, acrescenta.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!