* Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
Baseadas no conceito mindset ágil, que valoriza a flexibilidade, a adaptação rápida às mudanças e melhoria contínua, as metodologias ágeis estão, atualmente, delineando o estilo de gestão de empresas. Disposição colaborativa, capacidade de responder às necessidades dos clientes de maneira eficaz e com entregas rápidas e de valor são requisitos que compõem essa abordagem.
O impacto da adoção de metodologias ágeis reflete-se na produtividade dos colaboradores e da companhia. Sendo o principal objetivo reduzir o tempo de entrega, o ganho em eficiência é assegurado. Em uma empresa com cultura ágil, as equipes são autogerenciáveis, o que faz com que os próprios funcionários se cobrem a respeito de prazos e metas.
Metodologias ágeis estão transformando o ambiente de trabalho
De acordo com Bia Nóbrega, especialista em desenvolvimento Humano e organizacional,
a adoção de metodologias ágeis cria uma sinergia que amplia a capacidade da empresa em responder às mudanças do mercado e antecipar as necessidades dos clientes. “Nessa nova era, métodos tradicionais de gerenciamento estão cedendo lugar para abordagens que valorizam a inteligência coletiva e a descentralização da tomada de decisões”, comenta.
Bia demonstra que é possível e necessário transformar não apenas os processos empresariais, mas também a maneira como as organizações tratam seus colaboradores e clientes. “As metodologias ágeis fomentam um ambiente de trabalho onde a inovação é contínua e a experiência das pessoas, sejam eles clientes internos ou externos, é colocada no centro das estratégias corporativas. É um modelo dinâmico e que ao mesmo tempo preconiza o lado humano”, acrescenta.
Saiba como funcionam as principais metodologias ágeis
Entre as metodologias ágeis e formas de estruturar o ambiente de trabalho estão o Lean, Kanban, Just-In-Time e Scrum. O importante é observar que não há a “melhor metodologia”, mas a solução mais adequada dentro do contexto do negócio.
Lean – consiste em maximizar o valor para o cliente e minimizar o prejuízo. É baseado em quatro princípios:
- Definir valor – identifica o que é valor para o cliente e elimina atividades que não agreguem valor
- Mapear o fluxo de valor – analisa todas as etapas do processo para identificar e eliminar desperdícios
- Criar fluxo contínuo – assegura que os processos fluam sem interrupções
- Buscar a perfeição – promove a melhoria contínua dos processos
Kanban – ferramenta usada para gerenciar e melhorar o fluxo de trabalho. Permite a gestão visual das tarefas através de quadros com colunas “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”, o que torna possível identificar gargalos. As diretrizes são:
- Visualização do trabalho – facilita a compreensão do status das tarefas
- Limitação do trabalho em progresso (WIP) – restringe a quantidade de trabalho em andamento para evitar sobrecarga
- Gestão de fluxo – monitoramento contínuo para assegurar um fluxo de trabalho tranquilo
- Políticas de processos claras – institui regras claras para remover tarefas entre etapas
Just-In-Time – derivada da metodologia Lean, é focada em reduzir estoques e produzir apenas o necessário para atender à demanda imediata. Os requisitos são:
- Produção sob demanda
- Qualidade total em todas as etapas dos processos
- Eliminação de todas as formas de desperdício e melhoria contínua
Scrum – facilita a execução de tarefas complexas por meio de interações curtas, chamadas sprints. Cada um deles têm duração fixa, de duas a quatro semanas. Os principais elementos são:
- Sprints – períodos curtos e fixos em que um conjunto de tarefas é planejado e executado
- Reuniões Scrum – reuniões diárias de rápida duração para alinhamento da equipe e resolução de impedimentos
- Afazeres do produto – lista priorizada de todas as funcionalidades desejadas para o produto ou serviço
- Review e retrospectivas do sprint – reuniões para revisar o que foi alcançado e identificar melhorias para o próximo sprint