Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Conheça as principais metodologias ágeis e seus benefícios

Capacidade de atender clientes de maneira eficaz está entre as metas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

METODOLOGIAS ÁGEIS, PROCESSOS, ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL
Foto: Canva

* Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

Baseadas no conceito mindset ágil, que valoriza a flexibilidade, a adaptação rápida às mudanças e melhoria contínua, as metodologias ágeis estão, atualmente, delineando o estilo de gestão de empresas. Disposição colaborativa, capacidade de responder às necessidades dos clientes de maneira eficaz e com entregas rápidas e de valor são requisitos que compõem essa abordagem.

 

Você acha agora em 2025 o varejo terá um desempenho melhor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

O impacto da adoção de metodologias ágeis reflete-se na produtividade dos colaboradores e da companhia. Sendo o principal objetivo reduzir o tempo de entrega, o ganho em eficiência é assegurado. Em uma empresa com cultura ágil, as equipes são autogerenciáveis, o que faz com que os próprios funcionários se cobrem a respeito de prazos e metas.

Metodologias ágeis estão transformando o ambiente de trabalho

De acordo com Bia Nóbrega, especialista em desenvolvimento Humano e organizacional,
a adoção de metodologias ágeis cria uma sinergia que amplia a capacidade da empresa em responder às mudanças do mercado e antecipar as necessidades dos clientes. “Nessa nova era, métodos tradicionais de gerenciamento estão cedendo lugar para abordagens que valorizam a inteligência coletiva e a descentralização da tomada de decisões”, comenta.

Bia demonstra que é possível e necessário transformar não apenas os processos empresariais, mas também a maneira como as organizações tratam seus colaboradores e clientes. “As metodologias ágeis fomentam um ambiente de trabalho onde a inovação é contínua e a experiência das pessoas, sejam eles clientes internos ou externos, é colocada no centro das estratégias corporativas. É um modelo dinâmico e que ao mesmo tempo preconiza o lado humano”, acrescenta.

Saiba como funcionam as principais metodologias ágeis

Entre as metodologias ágeis e formas de estruturar o ambiente de trabalho estão o Lean, Kanban, Just-In-Time e Scrum. O importante é observar que não há a “melhor metodologia”, mas a solução mais adequada dentro do contexto do negócio.

Lean – consiste em maximizar o valor para o cliente e minimizar o prejuízo. É baseado em quatro princípios:

  • Definir valor – identifica o que é valor para o cliente e elimina atividades que não agreguem valor
  • Mapear o fluxo de valor – analisa todas as etapas do processo para identificar e eliminar desperdícios
  • Criar fluxo contínuo – assegura que os processos fluam sem interrupções
  • Buscar a perfeição – promove a melhoria contínua dos processos

Kanban – ferramenta usada para gerenciar e melhorar o fluxo de trabalho. Permite a gestão visual das tarefas através de quadros com colunas “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”, o que torna possível identificar gargalos. As diretrizes são:

  • Visualização do trabalho – facilita a compreensão do status das tarefas
  • Limitação do trabalho em progresso (WIP) – restringe a quantidade de trabalho em andamento para evitar sobrecarga
  • Gestão de fluxo – monitoramento contínuo para assegurar um fluxo de trabalho tranquilo
  • Políticas de processos claras – institui regras claras para remover tarefas entre etapas

Just-In-Time – derivada da metodologia Lean, é focada em reduzir estoques e produzir apenas o necessário para atender à demanda imediata. Os requisitos são:

  • Produção sob demanda
  • Qualidade total em todas as etapas dos processos
  • Eliminação de todas as formas de desperdício e melhoria contínua

Scrum – facilita a execução de tarefas complexas por meio de interações curtas, chamadas sprints. Cada um deles têm duração fixa, de duas a quatro semanas. Os principais elementos são:

  • Sprints – períodos curtos e fixos em que um conjunto de tarefas é planejado e executado
  • Reuniões Scrum – reuniões diárias de rápida duração para alinhamento da equipe e resolução de impedimentos
  • Afazeres do produto – lista priorizada de todas as funcionalidades desejadas para o produto ou serviço
  • Review e retrospectivas do sprint – reuniões para revisar o que foi alcançado e identificar melhorias para o próximo sprint

Notícias Relacionadas