Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
Tecnologias emergentes, consumidores cada vez mais exigentes e busca incessante por eficiência são fatores que vão redefinir a gestão financeira da farmácia neste ano, com impacto direto sobre a operação e a gestão de recursos. Em meio à reforma tributária, esse conjunto de requisitos exigirá de empreendedores do canal farma estratégias mais eficazes de conexão entre clientes, empresas e parceiros.
Confira o que está no radar para a gestão financeira da farmácia neste ano
Consolidação dos pagamentos digitais – carteiras digitais, pagamentos por aproximação (NFC) e criptomoedas serão mais intensamente usados na jornada do consumidor. A boa gestão financeira da farmácia dependerá da integração dessas ferramentas com super apps – plataformas que reúnem diversos serviços como compras, soluções financeiras e troca de mensagens – o que permitirá ao varejista oferecer uma experiência de compras mais fluida
Inteligência Artificial (IA) – essa tecnologia exercerá papel crucial na gestão financeira da farmácia, ajudando a prever demandas, otimizar estoques e ajustar preços de forma dinâmica. Segundo Zoltan Schwab, CMO da consultoria vhsys, a IA é capaz de analisar o comportamento do consumidor e identificar padrões de compra. Essas características permitem aumentar lucros, reduzir desperdícios e fornecer insights para decisões estratégicas
Varejo omnichannel – em franca expansão, o varejo omnichannel levará a uma revisão completa do fluxo de caixa e alocação de recursos do negócio. “A integração entre os canais online e offline exigirá que as empresas acompanhem de forma mais precisa a movimentação financeira”, ressalta o executivo. Segundo ele, será necessária rapidez no ajuste de estratégias ditadas pela demanda
Reforma Tributária – as novas regras, que entrarão em vigor em 2026, permitirão que as empresas se preparem este ano para os ajustes às normas. Ferramentas tecnológicas como sistemas de ERP e o uso da IA ajudarão a simplificar a complexidade das mudanças, facilitando as transições ao automatizar cálculos, integrar dados fiscais em tempo real e aprimorar processos operacionais
Educação financeira – com o aumento nas opções de crédito online e financiamentos, os varejistas poderão se posicionar como aliados na gestão financeira dos clientes. “Conteúdos educativos, dicas de planejamento e ferramentas que auxiliem no controle de gastos são formas de agregar valor à experiência de compra”, avalia Schwab