Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
O retail media é uma estratégia de publicidade digital que permite a varejistas e marcas do varejo farmacêutico promover produtos e serviços diretamente em plataformas de vendas. À medida que o comércio eletrônico cresce e os consumidores se tornam mais exigentes, essa ferramenta vem conquistando evidência.
“Trata-se de uma nova perspectiva sobre como envolver os consumidores de forma mais direta e eficaz, capitalizando os momentos em que eles estão mais predispostos a fazer uma compra”, explica Karine Figueiredo, head de marketing da Newtail.
Etapas para implementar o retail media
Conheça o seu público – é necessário um profundo entendimento do consumidor. Dados de compra, comportamento de navegação e interações anteriores são preciosos para segmentar os clientes e criar perfis detalhados. Isso permitirá a entrega de conteúdo e ofertas que realmente repercutam em cada segmento.
Use plataformas omnichannel – os canais de mídias devem estar integrados. Um cliente que interage com sua marca online espera ter sua expectativa correspondida ao visitar a loja física. Use displays interativos e sinalização digital para refletir as promoções e anúncios acessados originalmente no ambiente online
Definição de objetivos – é crucial definir claramente quais são seus objetivos antes de lançar campanhas de retail media. Aumentar a notoriedade da marca? Impulsionar vendas de produtos específicos? Promover uma oferta especial?
Crie conteúdo relevante e engajador – anúncios e promoções devem extrapolar a simples venda de produto. Conte histórias, ofereça dicas úteis e crie experiências imersivas (experimentar produtos virtualmente) que convençam os clientes a querer voltar. Tutoriais em vídeo, guias de estilo ou receitas são recursos que agregam valor
Parcerias estratégicas – colabore com marcas complementares para criar campanhas de co-marketing. Além de elevar a relevância dos anúncios para os consumidores, dilui os custos de marketing e aumenta o alcance da campanha
Programas de fidelidade integrados – planeje recompensas exclusivas, descontos personalizados e acesso antecipado a novos produtos a membros do programa. Essas vantagens aumentam a retenção dos clientes e geram dados para personalizar as ofertas
Monitoramento e feedback – acompanhe o desempenho das campanhas por meio de métricas como taxas de cliques, conversões e retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS), que possibilitam mapear tendências e ajustar as estratégias mais rapidamente