Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça mais sobre a endometriose

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

endometriose

A endometriose é uma doença muito comum entre as mulheres. É caracterizada pelo crescimento anormal de células endometriais, que são encontradas no revestimento interno do útero. Essas células crescem fora do útero, muitas vezes em áreas fora do seu sistema reprodutivo, como ovários, intestino e trompas de falópio.

Embora a endometriose possa afetar mulheres de todas as idades, é mais comum entre mulheres na faixa dos 30 aos 40 anos. É uma doença crônica que pode provocar distúrbios digestivos, dor, infertilidade e outras alterações femininas. Mas, felizmente, a endometriose possui tratamentos eficazes.

Causas da endometriose

As mulheres com endometriose registram um aumento nos níveis de estrogênio, que é um hormônio sexual feminino. Isso pode levar a um aumento nos sintomas da doença. Além disso, outros fatores de risco, como hereditariedade, são importantes. Uma mulher cuja mãe tem histórico de endometriose tem grandes chances de desenvolver a doença.

Sintomas

Os principais sintomas da endometriose são dores abdominais ou pélvicas crônicas ao longo do mês, dor durante ou após as relações sexuais, dor durante a evacuação ou micção e infertilidade. Algumas mulheres podem ter outros sintomas como dores de cabeça, náuseas, distensão abdominal e dores de costas.

Diagnóstico

Para diagnosticar a endometriose, o médico fará uma avaliação completa, incluindo uma história clínica detalhada, um exame físico e um ultrassom pélvico. O médico pode também recomendar outros exames para confirmar o diagnóstico, como a laparoscopia.

Tratamento

O tratamento da endometriose depende dos sintomas e das necessidades da mulher. O médico pode recomendar medicamentos, como contraceptivos hormonais que ajudam na redução da produção de estrogênio no organismo. Algumas mulheres precisam de cirurgia para remover o excesso de tecido endometrial. Se a mulher está tentando engravidar, o médico pode recomendar tratamentos de fertilidade.

A endometriose é uma doença crônica que pode afetar as mulheres de todas as idades. Ela é caracterizada pelo crescimento anormal de células endometriais fora do útero, o que pode levar a sintomas como dores, distúrbios digestivos e infertilidade. Felizmente, tem tratamento, que pode incluir medicamentos, cirurgia e tratamentos de fertilidade, dependendo da necessidade. 

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress