Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça tudo sobre o pau tenente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pau tenente

Você sabe o que é pau tenente? Bastante comum no tratamento natural de problemas estomacais, inflamações e infecções no organismo, esta é uma planta que pode ser consumida em forma de chá ou em aplicação sobre a pele. Usado como folhas secas, lascas de madeira, pó ou óleo essencial, independente da maneira que for dado proporciona diversos benefícios para o ser humano.

O pau tenente é conhecido de diversas maneiras. Em alguns lugares, pode ser pau amargo, em outros quassia, e até quina. Fato é que Quassia amara L é seu nome científico, e benefícios como a ação contra alterações do apetite são dos mais comuns resultados do uso da planta. Além disso, também atua na digestão, na dispepsia e contra vermes invasores. Entenda detalhadamente as funções, o uso e muito mais sobre o pau tenente.

Benefícios e funções do pau tenente

Logo de cara, já entenda para que serve o pau tenente e em que ele pode te ajudar:

  • Age controlando a glicemia, o que melhora os perfis glicêmicos no diabetes;
  • Estimula o apetite e auxilia na digestão, já que tem efeito tônico no estômago;
  • Trata úlceras estomacais, pois assim como na digestão, age no estômago, onde melhora o revestimento da mucosa;
  • Tem efeito energético e antitérmico;
  • O movimento peristáltico do intestino gerado atua na redução da prisão de ventre;
  • Tem ação antibacteriana;
  • Atua contra o câncer, principalmente em efeitos contra a leucemia;
  • Facilita a recuperação no tratamento de infecções como malária e leishmaniose;
  • É vermífugo, atuando contra parasitoses (giardíase e oxiuríase).

O pau tenente também tem outros benefícios distintos e por fruto das funções já citadas, como a ajuda no emagrecimento. Por conta dos efeitos digestivos e antioxidantes, seu chá é bastante buscado para pessoas que querem perder peso. Também tem ação inseticida contra insetos e ácaros caso seja preparado com caule e cascas da planta. Pode ser utilizada no couro cabeludo no caso de piolhos.

Chá de pau tenente

O chá é a forma de uso mais comum do pau tenente, e para isso fica aqui nossa explicação de como fazê-lo. Lembrando que, as folhas da planta são muito utilizadas para fazer o chá, podendo também ser utilizadas as raspas da madeira ou as raízes do pau tenente. Nestes dois últimos casos, geralmente o destino vai para a confecção de extratos e compressas, um pouco diferente da primeira indicação.

Realização do chá de pau tenente:

  • Adicione 2 colheres de sopa de pau tenente em um litro de água;
  • Cozinhe por 10 minutos;
  • Ao ferver, retire do fogo e deixe em repouso por 10 minutos;
  • Beba de 2 a 3 xícaras por dia.

Lembrando que os extratos já separados, pós ou óleos essenciais não podem ser confeccionados apenas em casa, já que as farmácias de manipulação também são responsáveis por esta tarefa. Os usos acima facilitam bastante o consumo das prioridades do pau amargo.

Efeitos colaterais do pau tenente

Mesmo que não seja uma planta tóxica e nem carregue muitos efeitos colaterais, o pau tenente pode sim gerar alguns probleminhas. Se seu consumo for excessivo, pode causar náuseas, vômitos e irritabilidade do estômago. Agora, se o consumo for constante, pode ocorrer alterações na fertilidade, já que um de seus efeitos é reduzir espermatozoides (nos homens) e estrogênio (nas mulheres).

Contraindicações

Não há nenhuma contraindicação formal sobre o uso do pau tenente, porém é sempre bom evitar em alguns casos. Por exemplo, pessoas com alterações hormonais relacionadas ao sexo e mulheres na menopausa não devem abusar, pois os sintomas podem ser intensificados. Mulheres em amamentação e gestantes também não devem utilizar.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress