O ano de 2023 foi um dos melhores de sua história para o convênio-farmácia do Grupo Total. Em comparação com o ano retrasado, o avanço foi de 25,41%, registrando um faturamento de R$ 27 milhões.
Um dos motores para tal crescimento foi o recorde de vendas no mês de outubro – R$ 2,6 milhões. Implementado em 2004, o convênio assegura vantagens exclusivas para funcionários e colaboradores de empresas.
Os usuários podem adquirir produtos e medicamentos nas mais de 600 lojas das bandeiras que integram o grupo – a Drogaria Total e a Drogaria Total Popular, com desconto direto na folha.
Mais de 70 mil profissionais já utilizam o benefício e 2.384 empresas estão cadastradas.
Empresa contratante controla todos os cadastros de convênio-farmácia
Uma vez devidamente habilitadas, as empresas que oferecem o benefício para seus colabores podem gerir 100% dos cadastros. Já aos trabalhadores, basta somente apresentar o cartão oficial do convênio ou o CPF na farmácia.
Um aplicativo próprio do grupo permite a checagem das ofertas disponíveis e dos pontos de venda mais próximos, a realização de pedidos via WhatsApp e o acompanhamento das compras por meio de um extrato mensal.
“O app facilita a gestão do benefício. Um exemplo é a consulta do saldo. Antes, o colaborador precisava ir até o RH para ter essa informação. Agora, ela está na palma de suas mãos. Por isso mais de 5,1 mil usuários já se cadastraram”, comemora Soraia Barbara de Castro gerente de relacionamento do Grupo Total ((à esquerda na foto).
Solução está aberta para diferentes empreendimentos
Para Daiana Nicoleti Baldinotti, diretora da divisão de convênios (ao centro), a solução também tem como objetivo democratizar o acesso à saúde, especialmente no interior de São Paulo, onde o Grupo Total concentra a maior parte de suas unidades e detém capilaridade maior do que grandes players do setor.
“E atendemos desde empresas de prestação de serviços, até de maquinário agropecuário e o poder público”, acrescenta. Um exemplo de parceria de longo prazo é com o clube Arberisa, que oferta o convênio há mais de uma década.
Grupo reúne 600 farmácias associativistas
No último mês de dezembro, a rede de farmácias assocativistas composta pela Drogaria Total e Total Popular chegou à marca de 600 lojas.
O conglomerado farmacêutico, que está presente em mais de 300 municípios, é uma das 15 empresas do setor com faturamento bilionário. A farmácia número 600 fica alocada no litoral paulista, mais precisamente na cidade de Peruíbe.
Com uma capilaridade maior do que gigantes do setor no interior do estado, o Grupo Total quer agora reforçar sua presença em outras regiões.
“Regiões como São Paulo, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba apresentam uma grande lacuna de oportunidade para redes com estrutura mais robusta”, analisa o conselheiro deliberativo e head de expansão, Jair Beloube.