Com uma projeção de crescimento de 3% acima do mercado, a Coop projeta abrir em 2023 dez novas drogarias. Em 2022 a rede inaugurou quatro farmácias, sendo uma unidade conceito em Santo André (SP). Hoje, a Coop Drogarias conta com 73 lojas, além do canal digital.
A plataforma de e-commerce foi criada em atenção à demanda crescente por parte dos clientes e cooperados. “Desde 2019 o comércio eletrônico da rede cresceu quase 100 vezes em número de pedidos atendidos ao ano, sendo que nos últimos dois anos o crescimento foi mais de 1000%”, afirmou o diretor geral da Coop, Pedro Mattos, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, dia 29.
Coop fatura R$ 2,8 bilhões em 2022
A Coop registrou no ano passado faturamento bruto de R$ 2,8 bilhões, o que representa crescimento de 5,7% em relação a 2021. O segmento de supermercado foi responsável por 76,6% do valor; drogaria por 19,4%; atacarejo, 2,8% e os postos de combustíveis por 1,2% do faturamento total. A lucratividade EBITDA subiu 1,3 ponto percentual e seu o valor absoluto cresceu 58% em relação ao ano anterior, principalmente em função dos ganhos de produtividade implementados.
Hoje, a base ativa de cooperados é de 1.005.040, sendo que apenas no ano passado foram computadas mais de 139 mil novas associações, acumulando 625 mil associações ao longo dos últimos 10 anos. Em 2022, foram 34,9 milhões de compras registradas.
O negócio drogaria rendeu o primeiro lugar em valor percebido pelo cliente na pesquisa da consultoria CVA Solutions para drogarias de todo o país. No quesito “força da marca” em supermercados, da mesma consultoria, a Coop ficou posicionada como 18º supermercado no ranking nacional, dentre 70 citados.