Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Coopertotal quadruplica de tamanho

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Coopertotal
Foto: Divulgação Grupo Total

A estruturação de uma cooperativa própria vem sendo um dos trunfos do Grupo Total para alavancar a operação de suas cerca de 550 farmácias. A Coopertotal quadruplicou de tamanho em quatro anos e já responde por 40% do volume de vendas da rede, baseada na região de Ribeirão Preto (SP) e que detém um dos 15 maiores faturamentos do varejo farmacêutico nacional.

Dos R$ 75 milhões de receita em 2018, a cooperativa saltou para R$ 260 milhões em 2022, processando em torno de 1.250 pedidos por dia e mais de 1,2 milhão de unidades por mês. Mantém negociações frequentes com as principais indústrias e distribuidoras, sendo a principal empresa do gênero no mercado farmacêutico brasileiro. Mais de 92% das farmácias que integram o grupo, distribuídas por São Paulo, Minas Gerais e Paraná, efetivam ao menos uma compra diária por meio da Coopertotal.

A formação da empresa remonta a 2011. Foi quando diretores da Drogaria Total, bandeira que deu origem ao grupo, apresentaram a proposta ao conselho deliberativo. O objetivo era ampliar a competitividade e viabilizar aquisições de produtos em quantidades e condições melhores do que obtinham como compradores individuais.

“O modelo associativista adotado pelo Grupo Total tem como princípio aglutinar farmácias independentes em torno de uma bandeira. Sozinhos, esses estabelecimentos não tinham poder de barganha para negociar com fabricantes e fornecedores. A Coopertotal foi a saída para garantir mais previsibilidade nessas transações e, inclusive, dar segurança à loja na tomada de decisões relacionadas ao gerenciamento do estoque, por exemplo”, avalia Paulo Zapata, presidente do conselho da cooperativa.

Ciclo de profissionalização da Coopertotal

Os primeiros anos da Coopertotal foram marcados pela quebra de resistências junto a gestores de farmácias pouco habituados a delegar o processo comercial. “Ainda éramos vistos como uma simples equipe de televendas que centralizava as compras. Mas conforme avançávamos em parcerias com importantes laboratórios e distribuidoras, às quais essas farmácias tinham acesso restrito, a percepção positiva aumentou”, relembra.

Porém, o “pulo do gato” ocorreu em 2018, quando o Grupo Total decidiu estruturar a cooperativa como uma unidade de negócios independente, regida por um conselho diretivo. Para liderar a divisão, a companhia recrutou Ernando Oswan Simões Jr., conhecido como Nando, com quase quatro décadas de experiência em grandes distribuidoras de medicamentos.

“Esse processo acelerou o crescimento da cooperativa e ainda possibilitou que o grupo movesse mais esforços para expandir sua capilaridade, principalmente no interior paulista e na Região Metropolitana de São Paulo. Passamos a nos posicionar, de fato, como uma autêntica cooperativa, permitindo que a farmácia direcione todo seu foco na relação com o consumidor”, ressalta Nando. Atualmente, 122 funcionários e colaboradores atuam na Coopertotal, em departamentos próprios de administração, finanças, compras, vendas, marketing, logística e TI.

Em 2019, a Coopertotal ganhava sede própria na cidade de Jardinópolis, a pouco mais de 20 km de Ribeirão Preto. O complexo de 4,6 mil m² de área de armazenagem deu vazão para incrementar o volume de encomendas, hoje na casa de 1.250 por dia.

No ano passado, a demanda crescente levou o grupo a ampliar a capacidade do centro de distribuição para 8,4 mil m². “Isso nos dará fôlego para movimentar, até o fim de 2023, mais de 50% do volume de negócios”, conclui Nando.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress