Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Grupo Total entra para a lista das farmácias bilionárias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Grupo Total entra para a lista das farmácias bilionárias

O seleto clube das farmácias bilionárias acaba de ganhar mais um integrante, e com sotaque do interior paulista. Graças à receita acumulada de R$ 1,4 bilhão neste ano, o Grupo Total passou a deter um dos 15 principais faturamentos do varejo farmacêutico nacional. É também a sétima rede do país em número de pontos de venda.

Fundada em 1996, a rede construiu uma história empreendedora quase silenciosamente, mas já aglutina 533 lojas e mantém presença em 288 municípios por meio das bandeiras Drogaria Total e Drogaria Total Popular. Como parâmetro, as duas líderes do setor – RaiaDrogasil e DPSP – ocupam em torno de 110 cidades paulistas. O faturamento atual coloca a empresa na lista das 140 maiores varejistas nacionais.

A companhia ensaia também um avanço por outros estados. Tem três unidades em Minas Gerais e uma no Paraná, mas é São Paulo a base do projeto de expansão, incluindo capital e Região Metropolitana. “Estimamos chegar a 600 PDVs até o fim do ano, com evolução de 30% sobre a receita de 2021”, crava Jair Beloube, membro do conselho deliberativo do grupo.

Modelo de negócio estimula chegada ao rol de farmácias bilionárias

A chegada do Grupo Total à lista de farmácias bilionárias teve como base a aposta em áreas de elevada concentração comercial e em preços competitivos, utilizando, em alguns casos, serviços como delivery e outros recursos para atender às demandas da comunidade. Mas o alicerce está no modelo de atuação fundamentado no associativismo. Por esse conceito, a companhia prospecta farmácias independentes interessadas em converter bandeira e se associar à rede. “É um autêntico trabalho de valorização do empreendedorismo, já que os proprietários dessas lojas permanecem à frente do negócio”, ressalta.

Em contrapartida, o grupo disponibiliza um conjunto de ferramentas para profissionalizar as operações da drogaria e posicioná-la como referência em saúde, bem-estar e conveniência na sua respectiva região. “Reestruturamos o PDV com a identidade visual da marca padronizada, desenvolvendo o layout da área de venda a partir da planta baixa da loja, e garantimos o suporte completo até a reinauguração da unidade sob a nova bandeira”, comenta o diretor executivo Samuel Pereira Pires.

As farmácias associadas contam também com o respaldo de departamentos de compliance, inteligência e expansão. Consultores de negócios externos são responsáveis por treinar e orientar os gestores nas rotinas comerciais, financeiras, jurídicas e de marketing. E um time interno de analistas de gestão avalia os resultados diários da loja, identificando eventuais incongruências no mix de produtos e nas margens de venda.

Além disso, o grupo fornece tabelas de descontos exclusivas e elabora jornais de ofertas e encartes para estimular a rotatividade de clientes, que hoje já somam 34 milhões por mês. “Temos cerca de 200 funcionários e prestadores de serviço integralmente dedicados a melhorar o resultado das lojas”, acrescenta Pires.

Cooperativa própria e parcerias estratégicas

Outra inovação da empresa é a formação de uma cooperativa de compras própria, que tem mais de 7,8 mil SKUs armazenados em aproximadamente 9 mil metros quadrados nas proximidades de Ribeirão Preto. A Coopertotal centraliza negociações com a indústria farmacêutica e distribuidoras de medicamentos, facilitando a gestão financeira e de estoque de cada farmácia, além de proporcionar condições lucrativas para todos os associados, do menor grupo econômico ao maior em potencial de compra e faturamento.

Parcerias especiais também contribuem para agregar valor às operações. Juntamente com a BrasilCard, o Grupo Total já viabilizou a emissão de mais de 120 mil cadastros, que permitem aos consumidores parcelar suas compras tendo até 45 dias de prazo.

O rol de benefícios contempla um programa de fidelidade com mais de 2,6 milhões cadastros e vendas em torno de R$ 29 milhões mensais. O Convênio Drogaria Total, por sua vez, assegura vantagens para funcionários e colaboradores de 2.300 empresas e prevê o desconto direto na folha de pagamento.

“Temos um compromisso claro de incentivar a modernização do varejo farmacêutico. Estamos promovendo o crescimento compartilhado, puxando conosco os empreendedores que sempre fizeram a diferença no setor”, finaliza Beloube, já de olho no mapa de São Paulo em busca de novos e promissores horizontes.

Os interessados em conhecer melhor as oportunidades de se associar ao grupo devem preencher o formulário disponível em grupototal.far.br/associe-se ou entrar em contato pelos telefones (11) 93718-9912 e (16) 3505-0604.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!