Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Covid: menores de 5 anos têm boa resposta após três doses de Pfizer

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Crianças menores de cinco anos são capazes de gerar ‘forte resposta’ imune contra a covid-19, após três doses do imunizante da Pfizer. É o que anunciou, nesta segunda-feira (23), a farmacêutica, após ensaio clínico nessa faixa etária.

Segundo o informe da Pfizer e BioNTech, três doses de uma formulação de três microgramas da vacina geraram resposta em crianças com seis meses de idade até as menores de cinco anos, igual à resposta gerada em pessoas entre 16 e 25 anos, que receberam duas doses de 30 microgramas da vacina, em ensaio clínico anterior.

Segundo a Pfizer e a BioNTtech, a vacina é segura e bem tolerada abaixo dos cinco anos e, por isso, os laboratórios podem pedir que as agências reguladoras de todo o mundo, incluindo a Anvisa, autorizem a vacina para os menores de cinco anos. Essa idade, inclusive, não tem vacina autorizada, na maioria dos países.

Mas antes de tudo isso, a farmacêutica vai concluir o envio de dados do ensaio clínico à FDA, Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, a reguladora dos Estados Unidos.

No comunicado, as farmacêuticas relatam que as doses testadas nas crianças com menos de cinco anos fornece a elas alto nível de proteção contra as recentes variantes da covid-19. Isso porque foi feita uma análise inicial em dez casos sintomáticos de covid-19, até 29 de abril. Na época, a variante Ômicron era a dominante entre os casos confirmados. A análise sugeriu uma eficácia maior que 80% nos pequenos com menos de cinco anos.

No entanto, essa análise não é conclusiva porque o protocolo determina pelo menos 21 casos para considerar a eficácia. Até lá, as Pfizer e BioNTech trabalham para alcançar esse número.

Ao todo, 1.678 crianças receberam a terceira dose da vacina, pelo menos dois meses após a segunda. Em todas elas, a vacina foi bem tolerada, sendo registrados efeitos colaterais leves ou moderados, em alguns casos.

Fonte: Agência Brasil

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress