Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Walgreens realiza campanha de logística reversa de medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Logística reversa de medicamentos
Foto: Divulgação

A rede de farmácias norte-americana Walgreens anunciou uma campanha de logística reversa de medicamentos, com o objetivo de diminuir os casos de mal-uso de remédios controlados. As informações são do Drug Store News.

A ação é parte de um esforço nacional nos Estados Unidos contra o abuso de fármacos controlados por receita. No país, no próximo sábado, dia 27, será realizado o Dia Nacional de Recolhimento de Drogas Prescritas.

Realizada anualmente, a data tem como objetivo recolher aqueles medicamentos que não são mais utilizados ou estão até mesmo vencidos na casa de pacientes.

A Walgreens já conta com mais de 1.550 postos de coleta espalhados por 46 estados norte-americanos e na capital, Washington. Unidades que não contam com o dispenser oferecem, sem custos, serviços de recolhimento, como o DisposeRx.

De 2016 para cá, quando o programa de logística reversa foi estabelecido, a rede de farmácias já recolheu quase duas toneladas de medicamentos prescritos não utilizados.

Logística reversa de medicamentos já é realidade por aqui 

No Brasil, a logística reversa de medicamentos já é lei. O Decreto Federal 10.388/20, que entrou em vigor em dezembro de 2020, estabeleceu a responsabilidade de cada player da cadeia farmacêutica, desde o fabricante, passando pelo importador, distribuidor, até o varejista.

A iniciativa vive uma nova fase, com previsão de término para setembro de 2026. Agora, pontos de coleta serão levados para municípios com mais de 100 mil habitantes, somando 4.000 novos pontos.

Sistema LogMed 

Resultado da união do setor farmacêutico, o Sistema LogMed recolheu, em 2023, 600 toneladas de resíduos, entre remédios e embalagens. Atualmente, o sistema está presente em 650 cidades, totalizando 6.800 farmácias participantes.

O LogMed é administrado por entidades setorias como: Abafarma, ABCFarma, Abifisa, Abradilan, Abrafarma, Acessa, Alanac, Grupo FarmaBrasil, Febrafar, PróGenéricos, Sincofarma, Sindicis, Sindifargo, Sindusfarma e Sinfar-RJ.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress