O uso do capacete Elmo no tratamento de pacientes em hospitais estaduais e de campanha do Rio de Janeiro foi autorizado, nesta quinta-feira, pelo governador em exercício, Cláudio Castro. Ele sancionou a lei que permite a utilização desse equipamento. As informações são da Agência Brasil.
O capacete é um mecanismo de respiração artificial que pode reduzir em até 60% a necessidade de intubação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva.
A tecnologia, criada e produzida por pesquisadores do Ceará, tem aprovação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além do Ceará, o Elmo vem sendo utilizado em Manaus, capital amazonense.
O idealizador do capacete, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara Holanda, explica como a ferramenta está ajudando os pacientes com covid-19.
O capacete Elmo é um equipamento não invasivo destinado aos pacientes considerados de baixa e média complexidades. Com isso, além de desafogar os leitos de UTI, evita efeitos decorrentes da intubação, como a sedação por longo tempo e o uso de medicamentos que prolongam o período de recuperação dos pacientes.
A utilização do capacete ficará a critério do profissional de saúde responsável pelo paciente.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/11/seis-em-cada-dez-leitores-defendem-lockdown-nacional/