Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

CPI terá serviço instantâneo de checagem de informações, informa Renan

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou, nesta quinta-feira (27/5), que o colegiado contará com uma agência de checagem de fatos que trabalhará ‘instantaneamente’ na análise de conteúdos divulgados e reproduzidos por senadores e depoentes durante oitivas e sessões deliberativas.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O senador afirmou que o trabalho será realizado por servidores do próprio Senado Federal. ‘Requisitamos à Agência do Senado a designação de algumas pessoas para compor uma agência de checagem, que, instantaneamente, vai colaborar com a CPI, mas sobretudo com a verdade ao aclarar essas circunstâncias todas’, disse Calheiros.

A manifestação ocorreu após críticas do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) aos colegas da comissão parlamentar. ‘Se dentro de uma CPI do Senado as pessoas se sentem no direito de mentir, reproduzir falas que não correspondem à realidade, imagina o que vai acontecer na esquina ou no grupo de WhatsApp da família’, disse.

Vieira afirmou que senadores estão contribuindo para a desinformação no colegiado ao divulgar informações falsas ou fora de contexto.

‘Estamos presenciando absurdos aqui, em uma CPI do Senado. São vídeos apresentados fora de contexto, falas que evocam preconceitos tradicionais, como insinuação de ligação entre aborto e vacina. Falo sobre isso para mensurar o impacto que isso tem na sociedade, estamos percebendo uma diminuição na busca de vacinas pela gripe’, disse.

‘É indispensável que a gente possa repor a verdade a cada loucura que é divulgada’, completou o senador do Cidadania.

CPI da Covid

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid ouve, nesta quinta, o depoimento do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Covas é o décimo depoente do colegiado. Antes dele, a comissão parlamentar ouviu a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.

Os senadores ouviram os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do atual chefe da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ex-chanceler Ernesto Araújo, o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, também prestaram depoimento.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Fonte: Metrópoles

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/10/plano-gratuito-da-clinicarx-viabiliza-servicos-clinicos-em-pequenas-farmacias/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress