Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

CRF-MT promove palestra sobre a importância da vacinação contra Hepatite

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Algumas doenças graves que foram erradicadas no Brasil há anos, voltaram a afetar a população recentemente. Isso tem preocupado os profissionais de saúde no geral. Pensando nisso, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) promove no dia 28 de julho, a partir das 19h, pela plataforma Google Meet, a palestra sobre a ‘Importância da vacinação contra a Hepatite‘.

O evento é aberto ao público e será online. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3uXsO1k . Será emitido certificado aos participantes que fizerem a inscrição no Sympla.

Segundo o farmacêutico, Matheus Lima Chiuratto explica que as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Porque se trata de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. A vacina da Hepatite B está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população independente da faixa etária, já a vacina da Hepatite A está disponível para crianças a partir de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Depois de receber, da forma recomendada, todo o esquema vacinal a pessoa fica imunizada pelo resto da vida.

Em todas as fases da vida

Muitas pessoas acreditam que a vacinação é exclusiva para as crianças, mas elas devem estar presentes também na vida adulta e na velhice.

Matheus ressalta a importância da vacinação em todas as fases da vida e chama a atenção para o fato de que algumas delas, recebidas na infância, necessitam de reforço na idade adulta. ‘A imunização é necessária nas crianças porque nessa fase elas estão formando os anticorpos e em idosos também, pois as defesas do organismo diminuem nessa fase da vida’, alerta o farmacêutico.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress