Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Falta de medicamentos chega às comunidades indígenas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

falta de medicamentos

Os impactos da falta de medicamentos no Brasil, em função da dependência de insumos do Exterior, vêm gerando um efeito cascata e vitimam agora as comunidades indígenas.

A denúncia partiu da Hutukara Associação Yanomami (HAY) da terra indígena situada entre Roraima e Amazonas, por meio de documento enviado para o Ministério da Saúde no último dia 12 de julho. As informações são da CNN.

Segundo a associação, nos últimos nove meses os postos de saúde situados na terra indígena estão com estoques zerados do Albendazol – medicamento utilizado no tratamento da verminose.

Falta de medicamentos agrava casos de malária

Com a falta de medicamentos como o Albenzadol, os líderes da comunidade relatam que as crianças indígenas chegam a expelir vermes pela boca por não terem acesso ao tratamento com regularidade. Para piorar o cenário, apenas 10% das comunidades que residem na região têm acesso à água potável por meio de poços artesianos e demais sistemas.

Os casos de malária são outra consequência devastadora. As lideranças informam que houve um aumento exponencial entre 2020 e 2021, na contramão das estatísticas gerais do Ministério que apontam uma redução geral de 5% na incidência da doença – de 145,2 mil para 137,6 mil.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress