O governo federal deu seu aval para autotestes da Covid-19 em farmácias. Só não informou qual será a sua parte nessa história. Com esse claro posicionamento, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) emitiu uma nota oficial enfática em que se mostra contrária à liberação desse serviço sem que o Ministério da Saúde anuncie uma política pública para a aplicação e monitoramento desses exames.
A entidade segue o caminho da Anvisa, que adiou a decisão sobre a liberação dos autotestes justamente por não ter recebido do governo um conjunto de regras definidas.
No documento, o conselho destacou que o Ministério não definiu política pública sobre esses exames sequer o direcionamento ao paciente que testar positivo para o novo coronavírus utilizando a ferramenta. Hoje, é necessária a participação de um profissional de saúde para a testagem.
“Sem dúvida nenhuma, os autotestes trazem vantagens. A tecnologia está aí e a população também quer ter acesso. Porém, sem uma política clara, corremos o risco de não atingir o objetivo”, afirmou a vice-presidente do conselho, Luciana Canetto, em entrevista à Rádio Eldorado.
O CRF-SP também argumenta que os serviços de saúde que atualmente mostram a atualização da doença no e-SUS Notifica não podem se responsabilizar pelas sinalizações de resultados de autotestes. Afinal, eles são realizados pelo paciente, em local diverso e sem acompanhamento de profissional habilitado.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/com-iccor-torrent-amplia-portfolio/