Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Dando adeus à tosse infantil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

expectorante infantil

A tosse infantil, geralmente, apresenta sintomas bem desagradáveis e características diferente de um adulto, justamente pela maturação do trato respiratório. De modo geral, a irritação provoca diversas dificuldades ao longo do dia, mas é durante a noite que a crise costuma ser mais intensa e prejudicar o sono dos baixinhos.

O expectorante infantil é um medicamento que não pode faltar em uma casa com pequenos. É um dos métodos mais eficientes e na eliminação do catarro. Além de fármacos como esse, existem alternativas caseiras que podem ser utilizadas em conjunto com os medicamentos prescritos pelo médico. Vale ressaltar, que todo o protocolo de tratamento infantil, deve seguir orientação de um pediatra.

Tosse infantil e seus mais variados tipos

Existem algumas variantes da tosse infantil e vamos elencar a seguir os tipos e causas:

  • Tosse seca:  é uma irritação que se intensifica à noite, sendo mais comum em pessoas alérgicas ou com histórico de asma, ou no processo de recuperação de um episódio de problema respiratório
  • Tosse alérgica: como o próprio nome diz, ocorre por algum tipo de alergia, não tem secreção e geralmente é persistente, com piora no período noturno.
  • Tosse produtiva: é a famosa tosse com catarro que surge, quando existe um acúmulo de secreção nas vias respiratórias. A expectoração tem ruídos característicos.
  • Tosse aguda:  é uma condição típica de inverno, que dura em torno de umas três semanas e na sua maioria está associada a um problema infeccioso.
  • Tosse crônica: existem diversos fatores que motivam a crise, porém, as mais frequentes são as síndromes das vias respiratórias, asma e refluxo gastroesofágico.

Como tratar a tosse infantil

Para expulsar a secreção, os pediatras recomendam o uso de expectorante infantil para ajudara no descongestionamento e melhorar os desconfortos causados pela tosse. Os profissionais também indicam a ingestão de líquidos para manter o organismo hidratado, além de inalações com soro fisiológico que potencializada a expelir o catarro e em alguns casos, o especialista pode orientar fazer lavagem nasal.

Existem soluções caseiras que em conjunto com as prescritas pelo médico, promovem um alívio das crises. Os xaropes à base de ervas e especiarias, acalmam as vias respiratórias, agindo como uma espécie de hidratante e para a garganta.

Antes de utilizar qualquer medicamento ou método natural para apaziguar a tosse, informe ao pediatra. O uso do expectorante infantil, apesar de ter venda livre nas farmácias, deve seguir uma prescrição médica.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress