Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Derivados do ópio e tarja-preta matam mais que acidentes

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma investigação publicada pelo New York Times descortinou o que muitos imaginavam: a cifra oficial de mortes por overdose de derivados do ópio e medicamentos legais (que denominamos tarja-preta) está entre 59.000 e 65.000 pessoas em 2016 nos EUA. Ainda que não exista esse estudo no Brasil, a suspeita é a mesma que existia antes desse estudo nos EUA: temos um elevadíssimo numero de mortes por overdose.

O estudo foi realizado pelos jornalistas que consultaram os dados de centenas de centros médicos do país. Eles afirmam que nos últimos três anos, as mortes por overdose ultrapassaram as causadas por arma de fogo, AIDS e acidentes automobilísticos. Garantem que as campanhas do governo anterior surtiram efeito na mortandade causada pelos três fatores – armas, AIDS e acidentes de carro, mas que não surtiram efeito algum nos casos de morte por overdose.

Projetam que morrerão 18 pessoas a cada 100 mil por overdose, em 1999 eram apenas 6 para cada 100 mil pessoas – triplicaram as mortes por overdose. Eles também escandalizaram o país afirmando que há funerárias de certas pequenas regiões que alertam de que os corpos que entram a cada dia estão acima de suas capacidades e são obrigados a alugar trailers para empilhar cadáveres da overdose. Uma epidemia, é como tratam o caso. Também alertam que os centros de desintoxicação não suportam a quantidade excessiva de pessoas que desejam internação.

Fonte: Campo Grande News

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress