O maior canal de informação do setor

Dezembro Vermelho incentiva prevenção e enfrentamento do HIV/AIDS

153

O Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Secretaria da Saúde a Prefeitura de Alegrete, atende 456 pacientes periodicamente com os medicamentos antirretrovirais para tratamento do HIV, sendo a maioria considerados indetectáveis, ou seja, que, por conta do tratamento, deixaram de transmitir o vírus.

Veja também: Médicos terão certificados digitais e nova plataforma de prescrição eletrônica

A Secretaria Municipal de Saúde realiza o acompanhamento dos pacientes no Complexo da Saúde da Zona Leste – Centro Social Urbano (CSU) e a medicação é distribuída gratuitamente pela farmácia do SAE

Siga nosso Instagram

‘Nós avançamos muito no diagnóstico. As pessoas têm buscado cada vez mais fazer os testes oferecidos pelo Município. Quanto mais rápido ocorrer o diagnóstico, mais rápido deixam de transmitir o vírus e menor é a chance de a infecção evoluir para a Aids, doença que causa imunodeficiência’, explica a psicóloga Elizabeth Souza Costa, coordenadora SAE coordenadora do SAE.

O SAE existe desde 1997 em Alegrete e conta com uma equipe multidisciplinar de médico, obstetra, ginecologista, pediatra, enfermeira, psicóloga, assistente social, nutricionista, farmacêutica e técnico em enfermagem.

Periodicamente, cerca de 370 retiram seus medicamentos antiretrovirais, realizando testes rápidos para HIV. ‘Realizamos testes rápidos para a população em geral. Basta trazer documento com foto e cartão SUS’. Explica Elizabeth.

O horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (55) 34224271. O endereço é avenida Tiaraju, 1969, bairro Capão do Angico.

Dezembro Vermelho

Para reforçar e ampliar o trabalho já feito, a Prefeitura de Alegrete lança o Dezembro Vermelho – Mês de Mobilização pelo Enfrentamento do HIV/Aids. Há uma série de atividades previstas que tem, como objetivo principal, a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico do tratamento e do fim do preconceito com as pessoas que vivem com o HIV. ‘Para além da estrutura que já oferece a esses pacientes, o Município avançou, neste ano, em outras ações relacionadas ao HIV/Aids. ‘O trabalho nunca parou na pandemia. Estamos sempre difundindo conteúdos atuais da temática e incentivando a testagem rápida’, ressalta a coordenadora.

Neste mês de dezembro, o trabalho da política de combate da Política HIV/Aids da Prefeitura se amplia. A Secretaria Municipal de Saúde passa a realizar ações educativas, orientativas e de prevenção. Na quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, uma ampla ação será realizada na Praça Getúlio Vargas, com realização de uma série de atividades para o enfrentamento ao HIV/Aids, testes rápidos, orientação, distribuição preservativos, de materiais publicitários e brindes. A Ação será repetida no sábado (4/12), às 18h, na Praça dos Patinhos.

Fonte: Portal Alegrete Tudo

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação