Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Diabetes: farmacêutico consegue controle glicêmico em 88% em pacientes que acompanha

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

No dia 14 de novembro, é o dia mundial de combate a diabetes. Um artigo acadêmico publicado no dia 02 de abril de 2021 pela revista Research, Society and Development mostra que Alagoas ocupa a sexta colocação de internações relacionadas a amputação/ desarticulação de membros inferiores por conta da diabetes. O levantamento foi feito no período de 2010 a 2020.

Veja também: Vacina da gripe reduz substancialmente riscos cardiovasculares em pacientes cardíacos, diz estudo

Já entre os anos de 2002 e 2012, os municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo lideraram amputações em pé diabético por Diabetes Mellitus conforme o cadastro do programa HIPERDIA. Entre as faixas etárias mais acometidas estão 17,76% entre 60 a 64 anos, 15,89% entre 55 a 59 anos e 14,95% entre 65 a 69 anos. As mulheres estão entre as que mais tiveram amputação, com um total de 68,48%.

Siga nosso Instagram

Flávio Marcel, farmacêutico clínico, afirma que o acompanhamento destes pacientes é fundamental para que eles tenham uma qualidade de vida.

‘A importância de serviços clínicos farmacêuticos, com palestras em educação em saúde sobre o diabetes, reforça o nosso papel como promotor de saúde’, disse.

Responsável pelo cuidado farmacêutico na Unidade de Saúde Básica (USB) Felício Napoleão, em Maceió, ele conta que implantou o serviço de Cuidado Farmacêutico quando percebeu que estes pacientes encontravam dificuldades em aderir ao tratamento farmacoterapêutico.

‘Nós elaboramos um procedimento operacional padrão (POP), agendamento do usuário para o serviço, acolhimento do paciente para a consulta, coleta e organização da história completa dos medicamentos em uso, identificação de problemas farmacoterapêuticos, elaboração de plano de cuidados e fechamento da consulta’, pontuou.

O farmacêutico explica que desde que a prestação de serviços farmacêuticos, inclusive a medição de glicemia, foi regulamentada em 2009 pela RDC 44, os pacientes têm a possibilidade de fazer o monitoramento constante e dos que são acompanhados, 88% deles (pessoas com diabetes mellitus) obtiveram controle glicêmico.

‘O farmacêutico tem um papel fundamental no processo de acompanhamento do paciente com diabetes, sendo um dos poucos profissionais capazes de avaliar com precisão a farmacoterapia do paciente, mas para isso, ele precisa estar atualizado, através de novos protocolos de tratamento e diretrizes’, garantiu.

Para ele, os resultados positivos acontecem porque os pacientes sentem-se seguros e se envolvem no projeto e retornam as consultas e acabam compartilhando a sua experiência com outros pacientes. ‘O envolvimento do profissional farmacêutico em ajudar a população resolver seus problemas relacionados com medicamentos, que são muitos, só reafirma que o farmacêutico está apto para prestar essa assistência’, comemorou.

Fonte: Folha de Alagoas

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress