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Digitalização amplia acesso a medicamentos especiais na 4Bio

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Digitalização amplia acesso a medicamentos especiais na 4BioNo último trimestre, a Raia Drogasil (RD) avançou mais uma etapa na compra da 4Bio e passou a ter 85% de participação acionária na distribuidora. Os números comprovam o sucesso do processo de aquisição iniciado em 2015. Desde que passou a integrar a RD, a empresa cresceu quase nove vezes em seis anos e agora fortalece as soluções digitais para ampliar o acesso a medicamentos de especialidades.

A loja virtual já responde por 98,5% do volume de transações, fruto da bem sucedida aposta em três diferentes perfis de clientes – indústria farmacêutica, saúde suplementar e o mercado B2C, com atendimento direto ao paciente. Com mais de 360 SKUs e 21 especialidades no portfólio, entre as quais endocrinologia, oncologia e reumatologia, a distribuidora atua junto a 58 laboratórios e 400 planos de saúde. “Isso nos garante expressivas marcas, como as mais de 25 mil pessoas com câncer e 1.500 com artrite reumatoide monitoradas pela nossa rede”, comenta o CEO André Kina.

O foco na digitalização das operações reflete-se na equipe de colaboradores, dos quais 10% são da área de TI. “Fomos além da distribuição de medicamentos ao investir em ferramentas online para esclarecer dúvidas dos pacientes 24 horas por dia e sete dias da semana, incluindo o chat e um canal no WhatsApp com a consultoria de enfermeiros e farmacêuticos”, ressalta.

A próxima meta é impulsionar o uso da ciência de dados. “Para isso, constituímos uma divisão exclusiva de Big Data. É uma agenda fortíssima na nossa estratégia, capaz de reduzir a sinistralidade dos planos e estreitar os laços dos pacientes com a indústria farmacêutica”, enfatiza.

Atualmente, a 4Bio gerencia programas de suporte ao paciente (PSPs) para seis laboratórios – Aché, Lilly, Merck, Novo Nordisk, Pfizer e Sandoz. Conta ainda com o 4Bio Care, projeto de assistência farmacêutica para beneficiários da saúde suplementar que utilizam medicamentos oncológicos, biológicos e de alto custo.

Ambas as plataformas viabilizam a entrega em domicílio dos medicamentos, no prazo máximo de 72 horas e com 100% de rastreabilidade. As quatro lojas físicas próprias, nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Palmas (TO) e Recife (PE), além dos mais de 2,3 mil PDVs da Raia Drogasil, facilitam a logística. “Graças a essa capilaridade, hoje já totalizamos 5,3% do faturamento da RD”, destaca.

De startup ao primeiro bilhão

A distribuidora nasceu como uma autêntica startup em 2005, mas sua história remonta a 2001, quando o economista André Kina abriu mão de uma exitosa trajetória na P&G. Prestes a receber uma promoção e ser expatriado, ele resolveu ficar no país por estar com casamento marcado, mas também pelo anseio de empreender. Foram quatro anos tentando um voo solo, até prestar consultoria para um amigo na área de saúde e decidir aproveitar a experiência acumulada com medicamentos.

Kina, então, montou a 4Bio graças à sua rede de relacionamentos com laboratórios e aos R$ 300 mil que havia economizado como executivo da P&G. No início, focou na área de infertilidade, negociando pagamentos com fornecedores para 60 dias e recorrendo a serviços terceirizados de transporte e entrega. Ganhou fôlego e percebeu que havia espaço para mais. “Ao trabalhar no setor de saúde, conheci de perto as barreiras para acesso a medicamentos especiais. É um segmento que já supera 40% de representatividade nos Estados Unidos, mas ainda está em 20% no Brasil”, ressalta.

Em 2014, a 4Bio já atuava em sinergia com as farmacêuticas e planos de saúde, momento em que os chamados ecossistemas de saúde ainda pareciam distantes do Brasil. Era vice-líder de mercado quando atraiu os olhares da Raia Drogasil, que investiu R$ 24 milhões para assumir 55% do controle da distribuidora, em 2015. O faturamento de R$ 126 milhões pulou para R$ 546 milhões em 2017, ano em que chegou à liderança no setor. Em 2020, veio o primeiro bilhão de receita.

Capturar 7

“É gratificante constatar o resultado das decisões de empreender e de unir forças com um player do varejo farmacêutico. E não estou falando só de finanças, mas principalmente por alcançar índices como os 88% de adesão dos nossos pacientes ao tratamento”, celebra.

4BIO
Fundação: 2005
Faturamento: R$ 1,1 bilhão em 2020 (5,3% da receita total da Raia Drogasil)
Medicamentos e áreas terapêuticas: 360 SKUs e 21 especialidades no portfólio, entre as quais endocrinologia, oncologia e reumatologia
Clientes: atua junto a 58 laboratórios e 400 planos de saúde, além de monitorar mais de 25 mil pessoas com câncer e 1.500 com artrite reumatoide, entre outros
Capilaridade: quatro lojas físicas em São Paulo (SP), Campinas (SP), Palmas (TO) e Recife (PE), além da loja virtual. Conta ainda com suporte dos mais de 2,3 mil PDVs da Raia Drogasil

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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