Tradicional distribuidora regional quer chegar a 2 mil farmácias

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DISTRIBUIDORA REGIONAL
Foto: Divulgação

A tradicional distribuidora regional Asa Branca, que tem mais de 30 anos de trajetória no canal alimentar, vê no mercado farmacêutico um ramo cada vez mais estratégico. Em operação desde 2015, a vertical já representa quase 10% do volume de negócios e garantiu ao grupo um faturamento de R$ 62,2 milhões no ano passado.

“Já atendíamos o varejo farmacêutico, mas trabalhávamos com o mesmo mix que oferecíamos aos supermercados, incluindo cosméticos e artigos de bomboniere. Nessa última década, entendemos que deveríamos trabalhar com um portfólio de medicamentos”, conta a diretora comercial, Alice Costa, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

Atualmente, a empresa de origem alagoana já conta com dois CDs exclusivos para operação junto ao setor, nas cidades de Arapiraca (AL) e Nossa Senhora do Socorro (SE). Ambos os complexos somam 5.500 m² de área e 5 mil posições-pallet. O portfólio da companhia é composto por 3,7 mil SKUs.

Distribuidora regional quer se aproximar dos independentes 

Presente em dois estados do Nordeste, a Asa Branca iniciou suas operações em Alagoas. Em menos de um ano atendendo o mercado farmacêutico, a distribuidora expandiu sua operação para o Sergipe.

“Já atuávamos na região junto ao canal alimentar. Nada mais justo do que levar nossa operação junto às farmácias para o estado também”, explica Alice. A empresa já conta com cerca de 1,7 mil PDVs ativos em sua carteira.

“Temos um olhar especial para o associativismo, mas nosso foco maior ainda são as farmácias independentes. Queremos sanar essa carência de oportunidades que o empreendedor, principalmente aquele no interior, sente”, afirma.

2024 de plantação, 2025 de colheita 

Perguntada sobre o 2024 da Asa Branca, Alice classificou como um ano em que a empresa semeou, para colher em 2025. “Reestruturamos nosso negócio neste ano, pensando em colher os frutos desse trabalho no próximo”, afirma.

Até o fim de dezembro, a expectativa da companhia é conquistar um avanço de 5% em seu faturamento. Para 2025, os objetivos são mais ousados. “Queremos aumentar em 10% nossa receita. Para tanto, nosso objetivo é nos aproximar de 2 mil farmácias como clientes ativas, por meio de uma equipe de vendas fortalecida”, revela.

Força de vendas contará com reforço e educação corporativa 

Com quase 50% de seus colaboradores focados na área de vendas, a Asa Branca deseja fortalecer essa equipe com um acréscimo de 20% no número de profissionais do departamento. “Apostamos em um time próprio justamente para possibilitar um atendimento mais individualizado, assim como agilizar os processos de capacitação”, aponta.

Por falar em educação corporativa, a distribuidora acaba de adquirir uma ferramenta de treinamentos online.  “Vamos lançar essa plataforma ainda em 2024 para que, no próximo ano, ela já esteja em pleno funcionamento”, adianta. “Serão conteúdos voltados para o vendedor, o supervisor e o gerente de vendas”, completa a executiva.

Atualmente com 43 fornecedores, a empresa está em negociações com três grandes players que podem passar a integrar sua carteira em 2025. “Será um divisor de águas para nosso negócio”, promete.

Distribuidora busca conhecimento e networking na Integração Farma 

Há cerca de um mês na Rede Integração Farma, a Asa Branca espera aprender muito com as experientes distribuidoras de medicamentos que fazem parte da entidade. “Somos crianças ainda na distribuição farma. Outros já são adultos, tem bastante tempo de estrada e queremos aprender com eles”, explica Alice.

“Nossa expectativa é gerar negócios com novos parceiros, realizar bastante networking, ampliar nosso portfólio e também conseguir melhores condições, o que nos permitirá trazer melhores oportunidades para os varejistas”, completa.

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