A distribuidora regional Divimed, que atua em todo o estado de Minas Gerais, ancora seu plano de expansão no investimento em tecnologia e na categoria de não medicamentos. Segundo o diretor comercial Maycon de Oliveira, a empresa contabilizou um avanço de 22% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023.
“Nos últimos dois anos crescemos acima da média do mercado no estado, onde a evolução girou em torno de 4% e 5%”, relata. Presente nas quase 900 cidades mineiras, a distribuidora mantém uma sede com 8 mil m² de área construída e tem capacidade para entrega e separação de 150 mil unidades por dia. “Faturamos uma média de 1 mil pedidos diários”, completa.
Atualmente, a distribuidora conta com 10 mil clientes cadastrados, dos quais cerca de 50% fazem pedidos regulares. Em seu catálogo, estão disponíveis 4 mil SKUs, originários de 70 fornecedores.
Para Maycon, apesar do mercado farmacêutico viver um momento de oscilação, a trajetória de três décadas da Divimed sustenta a projeção de crescimento. “A expectativa, até o fim do ano, é mantermos o ritmo de alta na casa dos 20%. Vamos intensificar parcerias com grandes players do setor e já retomamos alguns contratos com grupos como a Hypera Pharma”, afirma.
A distribuidora iniciou operações em 1987 pelas mãos de Gilmar de Oliveira, pai do atual gestor. O fundador já havia trabalhado em diferentes braços do canal farma, no varejo e na indústria, quando decidiu empreender. “Nos primórdios, ele respondia sozinho pelas vendas. Hoje, entre colaboradores internos e externos, empregamos cerca de 110 profissionais só no departamento comercial”, comemora Maycon.
Distribuidora regional aposta na tecnologia
Nesses mais de 30 anos, além do foco na relação com os players do setor, outra grande aposta da empresa sempre foi o uso da tecnologia. “Utilizamos o pedido eletrônico há mais de 20 anos, criamos uma tecnologia para paletizar rotas automaticamente e usamos o sistema WMS desde 2012. A inovação está em nosso DNA”, ressalta o executivo. A próxima etapa do ciclo de modernização é fomentar o uso de inteligência artificial na gestão e também nas rotinas da equipe de vendas.
Atendendo principalmente as farmácias independentes, a Divimed definiu os não medicamentos como prioridades. “Detectamos uma carência por produtos dessa categoria nos PDVs de menor porte. Hoje, a receita nesse segmento já se compara com a dos medicamentos”, explica.
Integração Farma possibilitou networking e expansão de mix
A entrada na Rede Integração Farma foi vital para alavancar o acesso da Divimed a novos parceiros comerciais. “A entidade vem funcionando como uma espécie de buscador e facilita nossa aproximação com os fabricantes e fornecedores”, aponta.
Para o executivo, outra vantagem possibilitada pelo conglomerado de empresas é a troca de conhecimentos e experiências. “Quando fomos convidados, no final de 2022, já pensamos no networking. Nosso objetivo nunca foi entrar em uma associação que só pensa em negócios”, garante.