Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Dor de barriga: o que pode ser?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O que é?

dor de barriga é uma sensação muito comum na vida de muitas pessoas. Seus sintomas, no geral, não mudam muito – indo do desconforto abdominal até a dor em si. Mas o que varia são os motivos responsáveis por este incômodo.
Muitas vezes, ao consumirmos alimentos muito picantes e gordurosos, a primeira resposta de dor que recebemos vem do nosso do nosso estômago – podendo ser provocado por uma inflamação, caracterizando uma gastrite ou a presença de úlceras. Entretanto, podem haver diversas causas para a dor na região.
Por isso, apresentamos aqui, alguns tipos de dor de barriga que podem ser o seu caso!

Confira como pode ocorrer

Dor de barriga constante

Prováveis causas

Pode ser um sinal de gastrite ou úlcera gástrica, quando a dor ocorrer na região superior da barriga. Entretanto, também pode indicar inflamação no intestino ou vermes intestinais, por exemplo.

Sugestão para o alívio da dor: 

Tome um chá de camomila ou erva-Luísa! Recomenda-se o consumo de 2 a 3 vezes ao dia e, caso sua dor não suma em 24 horas, consulte seu médico.

Dor de barriga e febre

Prováveis causas

Normalmente é sinal de infecção e, por isso, se a dor surgir na região superior, pode indicar uma gastroenterite. Já em casos de a dor ocorrer na região inferior da barriga, pode ser um indicativo de infecção urinária ou apendicite.

Sugestão para o alívio da dor: 

Inicie uma dieta leve com alimentos cozidos e sem condimentos! A ida ao médico  pode ser necessária, pois é provável que a prescrição de antibióticos para eliminar a infecção seja necessária.

Dor de barriga e diarreia

Prováveis causas

É possível que esteja relacionado com algum alimento que foi ingerido e que poderia estar estragado, mas também pode indicar inflamação do intestino, cólon irritável, sensibilidade ao glúten ou Doença de Crohn.

Sugestão para o alívio da dor: 

Beba bastante água durante o dia para equilibrar a perda de líquidos! Um dos sintomas da diarreia é a desidratação. Por isso, consulte um gastroenterologista caso a diarreia se mantenha por mais de 24 horas. Também é recomendado tomar o soro caseiro.

Dor de barriga e vômitos

Prováveis causas

Os vômitos podem estar associados a vários problemas abdominais, como gastroenterite, problemas na vesícula ou apendicite.

Sugestão para o alívio da dor: 

Evite frituras, alimentos condimentados, comidas industrializadas e refrigerantes nos primeiros 2 dias! É recomendado que você visite seu médico caso surjam mais de 2 episódios de vômitos.

Dor de barriga no lado direito inferior

Prováveis causas

Normalmente é sinal de apendicite, especialmente quando a dor começa perto do estômago e se desloca para o lado inferior direito da barriga. Porém também pode indicar excesso de gases, irritação intestinal ou problemas nos ovários, por exemplo.

Sugestão para o alívio da dor: 

É recomendado fazer uma massagem abdominal para tentar liberar gases intestinais. Caso sua dor fique mais forte, piore ao tossir ou dure mais de 2 dias vá ao pronto-socorro.

Dor de barriga e gases

Prováveis causas

A dor na parte de baixo da barriga, com barulhos e gases geralmente indica presença de gases presos e prisão de ventre.

Sugestão para o alívio da dor: 

Tome Chá de Sene e caminhe por 20 minutos! Caso não ocorra o alívio da dor, tome 1 comprimido de carvão vegetal para eliminar os gases.

Dor de barriga depois de comer

Prováveis causas

Quando a dor é na parte do meio, superior, pode indicar gastrite ou úlcera. Entretanto, se houver dor na parte inferior da barriga e diarreia ou gases, pode indicar uma certa intolerância ao alimento ingerido.

Sugestão para o alívio da dor: 

Se você suspeita que o motivo seja gastrite, experimente tomar o Chá de Espinheira Santa antes das refeições! Por outro lado, se você suspeitar de dificuldade na digestão de algum alimento, marque uma consulta com seu alergologista.
A dor na barriga também pode surgir em momentos de ansiedade e nervosismo. Nesse caso deve-se acalmar tomando um suco de maracujá ou chá de camomila e tentar controlar as emoções.

Dor de barriga na gravidez

dor de barriga na gravidez é um sintoma frequente que não prejudica o bebê, mas que pode causar muito incômodo para a mulher, sendo normal devido às alterações que o corpo da grávida sofre.
Assim, no caso desse tipo de dor na gravidez, é recomendado que a gestante descanse deitada durante alguns minutos e tome um banho quente, de forma que os músculos relaxem.
Porém, caso a dor na região da barriga se mantenha ou surjam outros sintomas como diarreia, vômitos ou febre é recomendado consultar o obstetra ou ir ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado.

Dor de barriga em bebês

Essa condição em bebê geralmente é causada por cólicas, e por isso, o que se pode fazer é uma massagem na barriga do bebê para ele soltar os gases.
Além disso, pode-se oferecer uma pequena quantidade de chá de funcho e erva-cidreira, pois elas possuem propriedades antiespasmódicas que aliviam as cólicas e facilitam a digestão.
Caso o bebê fique muito incomodado, ou apresente outros sintomas como febre ou diarreia intensa, é aconselhado informar ao pediatra.

Outras condições que podem causar dor de barriga: 

  • Má Digestão;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Alergia ou intolerância a alimentos;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Estresse e ansiedade;
  • Câncer intestinal;
  • Infecções do intestino.

Fique atento aos hábitos da sua rotina e caso sua dor derive de hábitos que te comprometa, siga nossas dicas acima 🙂
Mas lembre-se, caso sua dor persista por mais de três dias, ou esteja relacionada com outros sintomas – como diarreia, dor de cabeça ou vômito – recomenda-se visitar um médico para investigar outras condições!

Fonte: Blog Vitta

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress