Como os líderes podem driblar desafios da gestão do tempo


Encarar os desafios da gestão do tempo nos dias de hoje parece ser missão impossível para os líderes do setor. Além do excesso de informações em redes sociais e grupos de mensagem, o varejo farmacêutico ainda convive com engajamento crescente nos e-commerces, serviços de saúde em evidência e maior competitividade.
Uma pesquisa da consultoria Betania Tanure Associados reforça como os atuais gestores estão presos a esse cotidiano e à carência de produtividade. Em 2019, ainda sem o impacto da pandemia, os 200 líderes entrevistados afirmaram que perdiam 38% de seu tempo com demandas relacionadas a e-mails, mensagens e reuniões, muitas consideradas desnecessárias. Já em 2022, o índice chegou a 61%.
Perguntados sobre as motivações que levaram a esse desperdício, 66% foram enfáticos ao culpar os e-mails e mensagens em aplicativos. Atividades burocráticas foram mencionadas por 61%. E para 24%, a gestão do tempo é o maior obstáculo para exercer a liderança ideal.
Dicas para aprimorar a gestão do tempo
A consultoria elencou algumas recomendações para que a gestão do tempo seja mais harmoniosa e condizente com a realidade do negócio.
Metas plausíveis
Um primeiro passo para a gestão do tempo eficaz é traçar objetivos e metas plausíveis. Ao estabelecer aonde chegar, fica mais fácil não se perder. Comece traçando qual é o objetivo: aumento das vendas? Conquistar mais clientes? Ter mais tempo livre? A motivação é uma arma poderosa para evitar a procrastinação – isso mesmo, a tentação de “deixar para depois” é um dos principais riscos para uma boa gestão do tempo
Conclua antes, aprimore depois
Não é rara a entrega de um trabalho pela metade porque a pessoa se esforça muito para que ele fique perfeito, e o tempo acaba. O ideal é primeiro acabar – com qualidade, cumprindo o que era esperado – para, depois e se sobrar tempo, aprimorar a entrega. Tarefas grandes e complexas podem ser “quebradas” em passos menores e mais fáceis. Apresentar um projeto novo é uma tarefa árdua. Dividir em etapas e vencer cada uma delas torna tudo mais realizável
Feche as notificações
Manter as notificações de e-mail, mensagens e notícias facilitam o trabalho, mas facilmente podem se tornar uma armadilha. Se essas ações não forem primordiais para realizar a tarefa, reserve um período para que as notificações não apareçam. Aquela luz piscando no canto da tela é uma distração quase irresistível