Encontro de Negócios da Drogalider atrai 150 gestores


O primeiro Encontro de Negócios da Drogalider mobilizou mais de 150 participantes em Uberlândia, representando em torno de 80 indústrias farmacêuticas e distribuidoras brasileiras. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, contou com o apoio da Agos Consultoria e da In360, além de confirmar o novo ciclo vivido por uma das mais tradicionais redes de farmácias regionais de Minas Gerais.
Fundada em 1977, a empresa está atualmente sob o comando dos irmãos Daniel Paulo Rotelli e David Luiz Rotelli, que formam a segunda geração da família fundadora. A rede fixou seu crescimento nas regiões do Triângulo Mineiro, onde é líder de mercado; e Alto do Paranaíba. A expectativa é terminar o ano com 63 farmácias distribuídas pelos municípios de Araguari, Araxá, Ituiutaba, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.
“E já para 2023, projetamos abrir dez lojas e ampliar ou reformar outras 12. Além de consolidar operações em Minas Gerais, vamos mirar novas cidades e regiões”, enfatizou David Luiz Rotelli.
Players de peso na convenção da Drogalider
A Drogalider, que faz parte do grupo Assifarma, explanou sobre esse e outros projetos de expansão no encontro de negócios. E a presença de players de peso da indústria farmacêutica e de bens de consumo – incluindo Aché, Cimed, Danone Nutricia, Hypera Pharma, Nestlé, P&G, União Química e Unilever – revelou um olhar cada vez mais atento do setor para a varejista.
“O evento propiciou uma interação inédita por meio das rodadas de negócios. E conseguimos finalizar essa edição inaugural com um Joint Business Plan (JBP) firmado com cada fabricante, o que nos dá sustentação para acelerar nossos projetos focados na transformação digital e na diversificação do mix de produtos e serviços”, comenta.
Parte dos planos de expansão está alicerçada pelo centro de distribuição (CD) de 5 mil m² erguido em Uberlândia no ano de 2019. Com 4 mil m² só de área de estocagem, o complexo pode armazenar até 13 mil SKUs, entre medicamentos éticos, genéricos e produtos de higiene e beleza.
Com a capacidade de estoque fortalecida, a Drogalider deu início a um modelo de reformatação das lojas. “Gradualmente vamos substituir PDVs de até 100 m² por unidades mais amplas. No terceiro trimestre inauguramos uma loja com 280 m² de espaço de vendas e até o início do ano abriremos outra com 400 m², explica.
Extensão do mix e novas tecnologias
Atenta ao público-alvo que integra as classes A, B e C, a rede também vem diversificando seu leque de produtos com o objetivo de posicionar a farmácia como um hub de conveniência e bem-estar. Além de apostar em artigos de mercearia, materiais de limpeza e brinquedos, a Drogalider já soma 1 mil SKUs de marca própria, na qual se destacam as categorias de fraldas e suplementos vitamínicos.
A assistência farmacêutica é outro pilar do crescimento da empresa, uma das primeiras a contar com testes rápidos da Covid-19, ainda no primeiro semestre de 2020. A Drogalider já iniciou a implementação de uma linha de vacinas e testes laboratoriais remotos (TLRs).
“E a ampliação do portfólio passa necessariamente por mais recursos de tecnologia. Com apoio das ferramentas de BI, conseguimos mensurar mais claramente estratégias de precificação e de trade marketing. Mais do que aumentar a liderança em share no Triângulo Mineiro, queremos nos consolidar entre as cinco maiores redes de farmácias de Minas Gerais”, observa Luiz Fernando, supervisor comercial da rede.
“O Encontro de Negócios nos permitiu apresentar nossos números e projetos de expansão para a indústria e os distribuidores, fortalecendo os vínculos com o setor”, conclui Daniel Paulo Rotelli.
-
Colgate-Palmolive e Profarma prestigiaram o Encontro - Colgate-Palmolive e Profarma prestigiaram o Encontro
-
David Rotelli e Daniel Rotelli apresentam os planos de expansão - David Rotelli e Daniel Rotelli apresentam os planos de expansão
-
Equipe do Aché ao lado de Daniel Rotelli - Equipe do Aché ao lado de Daniel Rotelli
-
Lavoisier Mendonça Diamantino e Luciana Motta, da Agos Consultoria; Luiz Fernando (supervisor comercial da Drogalider) e Olegário Araújo, cofundador da consultoria in360 - Lavoisier Mendonça Diamantino e Luciana Motta, da Agos Consultoria; Luiz Fernando (supervisor comercial da Drogalider) e Olegário Araújo, cofundador da consultoria in360
-
O supervisor comercial Luiz Fernando destaca os projetos de execução comercial da rede - O supervisor comercial Luiz Fernando destaca os projetos de execução comercial da rede
-
Time da Drogalider no palco - Time da Drogalider no palco
-
Times da EMS Genéricos, EMS Marcas e da Drogalider - Times da EMS Genéricos, EMS Marcas e da Drogalider
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico