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Startup e-Doctor reduz custos com propagandistas

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Startup e-Doctor reduz custos com propagandistas

Uma plataforma 100% digital que conecta, em tempo real, indústrias, prescritores, farmácias e drogarias. Esse é o objetivo da e-Doctor, startup que propõe uma nova forma de otimizar a propaganda médica convencional. Trata-se de uma solução integrada de ponta a ponta, que facilita a apresentação, prescrição e positivação de medicamentos.

A e-Doctor funciona como uma rede social especializada, que interliga as três esferas de toda a cadeia farmacêutica por meio de ferramentas que aprimoram a propaganda e reduzem em até 90% o custo com visitação.

O projeto surgiu quando o farmacêutico Rico Sales (foto) trabalhava com visitação médica para uma farmácia de manipulação e percebia que muitos médicos mal tinham tempo para atender a demanda de seus pacientes. Como consequência, havia filas de espera de propagandistas nos consultórios.

“Foi nesse cenário caótico que, conversando com colegas, iniciei uma pesquisa de mercado a fim de validar uma solução tecnológica para minimizar o problema. Conversamos com 500 médicos sobre o que eles achavam da possibilidade de obter informações sobre medicamentos e lançamentos por outros meios e a aderência e aprovação foi superior a 65%”, explica o CEO da startup.

e-Doctor otimiza a comunicação ponta a ponta

Na plataforma, os laboratórios têm a possibilidade de postar vídeos de curta duração para divulgar seus lançamentos, campanhas e disponibilizar seus portfólios de produtos, bulas digitais e atualizações de mercado para todos os profissionais de saúde.

A startup busca conectar a indústria farmacêutica a uma fatia do mercado formada por aproximadamente 550 mil médicos, 180 mil dentistas, 164 mil veterinários e 220 mil farmacêuticos. Esse grupo receberá atualizações em tempo real sobre lançamentos, recalls de produtos, campanhas e materiais de divulgação, além dos itens descontinuados

“É um processo muito semelhante ao que fazem os propagandistas nas visitas físicas, mas sem o custo operacional da propaganda médica presencial e com o benefício de alcançar profissionais fora da logística de trabalho presencial. Isso inclui os médicos que atuam no SUS ou trabalham no período noturno, o que proporciona mais abrangência e melhores resultados”, afirma Sales.

Acesso a dados de mercado

A plataforma e-Doctor oferece uma infinidade de recursos para ações publicitárias da indústria farmacêutica, diminuindo também as despesas com pesquisas de posição de mercado. “As companhias têm acesso a números por extratos como região e especialidade médica, o que favorece o desenvolvimento de campanhas de marketing individualizadas”, ressalta o CEO.

Outra vantagem é o pagamento por assinatura anual e por resultados, de acordo com o número de visualizações. Na outra ponta, tanto os profissionais de saúde como farmácias, drogarias e pet shops não arcam com nenhum custo

Para os prescritores, a receita digital fica salva automaticamente na plataforma, podendo ser consultada posteriormente. Eles também podem solicitar amostras grátis de medicamentos direto ao laboratório. Já o farmacêutico tem acesso aos lançamentos da indústria em tempo real, podendo consultar, de forma rápida e prática, qualquer produto do mercado.

“Trata-se de uma nova cultura que mudará o modelo de mercado, atualmente muito oneroso, com a possibilidade de reduzir o quadro de propagandistas. Hoje os laboratórios mantêm equipes distintas para visitar profissionais de diversas especialidades médicas, mas no futuro poderão ter apenas uma equipe treinada em nome do laboratório para atender a todos. É um trabalho híbrido entre visitas físicas e o acesso à plataforma digital, mapeando os resultados de forma assertiva”, finaliza Sales.

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