Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

ECO Diagnóstica produzirá 500 mil testes rápidos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ECO Diagnóstica produzirá meio milhão de testes rápidos
Divulgação: ECO Diagnóstica

O advento dos testes rápidos nas farmácias brasileiras, especialmente a partir da RDC 786, vem estimulando a demanda na ECO Diagnóstica. A fabricante ampliou sua planta em Minas Gerais e quintuplicará a produção diária de exames em 2024.

A empresa passará a fabricar 500 mil testes com processos totalmente automatizados, sendo que a média neste ano foi de 100 mil. Com esse incremento, a expectativa é mais que dobrar a quantidade de PDVs atendidos no varejo farmacêutico – de 2,2 mil para 5 mil. Hoje, 10 mil estabelecimentos de saúde, incluindo os maiores grupos laboratoriais e hospitalares do país, têm o suporte da ECO Diagnóstica.

Entre as redes do varejo farmacêutico que já usufruem desses testes rápidos estão DPSP, Pague Menos, São João, Panvel, Araujo, Nissei, Venancio, Indiana, Drogal, Grupo Tapajós e Minas-Brasil, o que assegura a presença da fabricante em 100% dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Agora, a aposta é reforçar sua capilaridade em players do associativismo e em farmácias independentes.

“Nossos exames laboratoriais contam com avançadas tecnologias como a de fluorescência, que proporciona maior sensibilidade e precisão nos resultados. Contamos com um portfólio diversificado de testes e garantimos assistência integral ao varejo em todo o processo de implementação e desenvolvimento. Basta que as farmácias regionais assimilem em sua cultura a importância desses serviços, que podem transformar o nível de fidelização dos pacientes”, ressalta o diretor executivo Vinícius Pereira.

Empresa lança novos testes rápidos em farmácias

O conjunto de testes rápidos disponibilizados pela ECO Diagnóstica acaba de ganhar mais dois exames, um deles inédito no mundo. O FLU/RSV/SARS-CoV-2 Ag ECO Teste é o primeiro a rastrear quatro doenças em um mesmo cassete – Covid-19, influenza A, influenza B e o vírus sincicial respiratório (VSC). Os resultados das amostras de swab de nasofaringe são conhecidos em até 15 minutos.

Já o ECO F HIV Ag/Ab consiste em um teste point of care de HIV de quarta geração, capaz de detectar tanto antígeno como anticorpos. “Com ele é possível diminuir a janela imunológica do vírus de 45 para 10 dias, o que possibilita uma detecção ainda mais precoce e agiliza a procura por tratamento”, reforça Pereira.

Testes rápidos em farmácias têm varejo regional na mira

A meta de avançar na oferta de testes rápidos em farmácias regionais e independentes passa também pela prospecção de distribuidoras, de acordo com Pereira. “O atacado atuaria como ponto de venda para o pequeno e médio varejo”, aponta.

Atualmente, a ECO Diagnóstica detém acima de 90% de market share em testes rápidos nas farmácias e totaliza mais de 180 exames registrados pela Anvisa, distribuídos por 17 áreas terapêuticas. Outro diferencial é a parceria com todas as plataformas de laudagem disponíveis no mercado, o que facilita a adequação das farmácias às exigências legais. “Apoiamos o PDV em tarefas como a gestão de estoque e o controle de qualidade dos testes”, acrescenta.

Os treinamentos para os farmacêuticos são assegurados pelo ECOEduca, programa de capacitação online. As farmácias interessadas podem acionar a ECO Diagnóstica pelo e-mail comercial@ecodiagnostica.com.br.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!