Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como ficar em dia com as atualizações tributárias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ATUALIZAÇÕES TRIBUTÁRIASvarejo farmacêutico, farmácia, Procfit, classificação mercadológica
Foto: Freepik

Em um país que cria mais de duas novas atualizações tributárias por hora, segundo estudo do IBPT, estar em dia com o Fisco requer um planejamento minucioso. Afinal, um erro na classificação fiscal de um produto significa pagamento de tributos a maior ou a menor. E ambas as opções trazem prejuízo à operação.

Dependendo do porte da rede, a assessoria de uma empresa especializada é fundamental para analisar e ajustar o negócio à complexidade dos diversos cenários de cobrança de impostos do país. A situação ganha especial importância para farmácias com lojas em vários estados ou com e-commerce de abrangência nacional, que tem uma atualização tributária exclusiva para a atividade.

 

Sua loja trabalha com marca própria?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Para Andrei Muzel de Souza Barros, diretor de implantação da Procfit, somente um  analista fiscal especializado no setor terá conhecimento e condições de analisar as regras específicas que envolvem cada tipo de medicamento, item de HPC ou algum outro produto que faça parte do mix. “A atualização tributária também varia de acordo com o enquadramento fiscal da rede, seja lucro real, lucro presumido ou Simples Nacional”, acrescenta o executivo. E o diretor da Procfit alerta que, com a reforma tributária, as farmácias terão que se adaptar ainda mais para ficar em conformidade.

Ferramenta de automatização de atualizações tributárias

Uma forma de facilitar a rotina fiscal de pequenas e médias redes de farmácias é contar com uma ferramenta de automatização das atualizações tributárias. “Ela evita o pagamento a mais de imposto ou a aplicação de multas decorrentes de erros de parametrização, uma vez que o sistema faz uma varredura periódica a fim de verificar se as informações tributárias estão de acordo com a legislação”, ressalta Barros.

O módulo tributário da Procfit, desenvolvido em parceria com o Grupo Imendes, também traz economia para as farmácias ao eliminar o custo de mão de obra interna para a realização do serviço. Ele ainda reduz drasticamente a ocorrência de erros e de retrabalho, mecanizando um processo que até então ocorria manualmente.

“Pensemos em uma farmácia com um mix de 15 mil SKUs. Somente um produto já exige o preenchimento de 30 campos tributários. Imagine ter que fazer esse cadastro no portfólio inteiro da companhia. É humanamente impossível não ter erros”, explica João Vitor Alves, diretor de operações do Grupo Imendes, empresa especializada em consultoria fiscal.

Segundo o executivo, muitas farmácias pagam impostos a maior, indevidamente, por não saberem que estão desenbolsando mais do que deveriam. Já o governo, por via de regra, fiscaliza mais rigorosamente as empresas que pagam impostos a menor.

Esse desconhecimento leva a prejuízos financeiros, já que, embora exista a possibilidade de recuperar o valor do imposto pago indevidamente na forma de créditos tributários, essa rotina não é totalmente vantajosa. “Uma farmácia que passa 10 anos ou mais pagando mais imposto do que o correto pode recuperar apenas os últimos cinco anos de imposto pago”, alerta.

Outro prejuízo apontado por Barros é receber uma notificação da Receita Federal por erro na parametrização de produtos de curva A, que têm alto giro. “Podem ser apenas dois produtos dentro de um portfólio vasto, mas que por ter um grande volume de vendas gera uma multa pesada”, alerta.

Foi com o objetivo de dar retaguarda ao plano de expansão e evitar erros no cadastro dos produtos que o Grupo Mais, rede com 30 lojas no Mato Grosso do Sul, faz uso do módulo tributário dentro do ERP da Procfit. “Nossa meta é chegar a 50 lojas até 2027 e para isso a automatização dos processos é fundamental pois nos dá a tranquilidade de saber que estamos vendendo o produto com a margem e a tributação correta”, explica Vandeilto Macedo, diretor de tecnologia do Grupo Mais Farmácias.

Para o executivo a grande vantagem de contar com um sistema que faz as atualizações tributárias periodicamente é poder efetuar compras mais assertivas. “Muitas vezes achamos que estamos adquirindo as mercadorias por um bom preço, mas quando se analisa o custo do produto mais o imposto, a negociação se mostra inviável”, acrescenta.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!