Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Empreendedorismo farmacêutico: novas possibilidades profissionais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Como em outros ramos, abrir o próprio negócio pode ser a chave para o farmacêutico que busca valorização no mercado, buscando o empreendedorismo farmacêutico.

O Brasil tem pelo menos 195 mil profissionais farmacêuticos que, segundo o Conselho Federal de Farmácias (CFF), podem atuar em mais de 100 segmentos. Acontece que 81% desse contingente atua basicamente em drogarias independentes ou pertencentes a redes – que é também onde a maioria deles inicia suas carreiras. Muitos também preferem exclusivamente a área acadêmica, iniciando no mestrado, passando pelo doutorado e prosseguindo nas universidades como professores.

O profissional de farmácia que deseja investir no empreendedorismo farmacêutico tem a possibilidade de abrir uma clínica de vacinas, de saúde, de estética ou de cuidados integrados a outros profissionais. Além, é claro, de atuar nas áreas de farmácias comerciais, de manipulação, indústria ou laboratórios.

Conheça o Programa de Atualização profissional da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF).

Seja qual a área que o farmacêutico desejar empreender, é necessário considerar os aspectos legais. Para abrir um novo estabelecimento, é preciso seguir as regras da vigilância sanitária, contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos, ter localização conveniente, sob o aspecto sanitário, e presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento.

Para ser empreendedor, o farmacêutico ainda tem que ter em mente que vai se deparar com processos administrativos. Por isso, proatividade e conhecimentos aprofundados em gestão financeira e técnicas de negociação se tornam fundamentais. Ter ou desenvolver algumas habilidades, como comunicação, liderança e criatividade agregam ainda mais para que o empreendedor obtenha sucesso no mercado.

Pensando nos profissionais de farmácia que pretendem abrir seus próprios negócios, a redação do Secad desenvolveu um eBook que traz as possibilidades de empreender na área, com a opinião e dicas da especialista em empreendedorismo e doutora em Farmacoterapia e Atenção Farmacêutica, Gladys Marques.

Fonte: Secad

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress