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Empresas logísticas investem em soluções de tecnologia

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Lia Luft

 

O grupo Luft Logistics segue investindo na automação de processos e passa a oferecer aos seus clientes o atendimento via WhatsApp da assistente virtual LIA. Trata-se de um bot que responde por alguns serviços inicialmente pré-estabelecidos, e que no futuro irá evoluir para Inteligência Artificial. Daí o nome LIA (Luft Inteligência Artificial).

“Nesta ação dentro da nossa jornada de transformação digital, esperamos oferecer mais comodidade ao cliente que deseja obter informações imediatas, ao mesmo tempo em que proporcionamos aos nossos colaboradores a possibilidade de atuação com altos níveis de eficiência, agilidade e segurança”, destaca Gustavo Saraiva, CTO da Luft Logistics.

Projetada pelas equipes de Marketing e Tecnologia da empresa, com inspiração na cultura pop, esta primeira versão da LIA ajuda os clientes a obterem informações imediatas sobre, por exemplo, status dos pedidos, agendamentos, previsão de entregas, ocorrências de notas fiscais e imagem dos comprovantes de entrega. Para ter acesso ao novo serviço, os clientes da Luft podem entrar em contato com o melhor ponto focal das operações.

A empresa também apresentou recentemente, durante a FCE Pharma, um modelo de serialização como serviço. Trata-se de uma solução flexível, que se integra perfeitamente à cadeia logística dos fabricantes e atende ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), que entrará em vigor em abril de 2022.

Monitoramento remoto

Outros players do setor também lançaram soluções em tecnologia para o canal farma e saúde. É o caso do Grupo Polar, que acaba de lançar no mercado um novo sistema de monitoramento com geolocalização, ideal para acompanhar, em tempo real, produtos ou insumos que necessitam ser mantidos numa temperatura constante.

O Polar Tracker Full permite monitoramento bem mais amplo e atende totalmente aos requisitos exigidos pela Norma RDC 430 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos.

“Por meio de uma plataforma com acesso à internet (IoT), o novo dispositivo permite que a empresa faça o monitoramento em tempo real durante todo o percurso. Caso ocorra alguma alteração, imediatamente é enviado um alarme para o número do WhatsApp ou e-mail cadastrado”, explica o gerente comercial, Fabio Cortes.

Serialização

A Andreani também conta com sistema de monitoramento remoto e aposta agora na tecnologia de serialização para atrair clientes da indústria farmacêutica. “Nossa tecnologia de serialização e rastreabilidade de medicamentos garante que todas as diretrizes estabelecidas pelas normas da Anvisa sejam devidamente cumpridas sem afetar a produtividade da indústria”, explica Leila Almeida, gerente comercial de novos negócios da Andreani. Segundo a executiva, uma das soluções disponíveis é a serialização e impressão do código datamatrix, uma espécie de QR Code que deverá vir impresso em cada embalagem de medicamento contemplado na Lei.

Os detentores do registro que não têm unidade fabril no Brasil, ao importarem o medicamento, ficam responsáveis pela gestão dos cinco dados que compõem o identificador Único do Medicamento (IUM) no código datamatrix – que deve conter as seguintes informações, nesta ordem: identificação do produto, número de registro da apresentação do medicamento junto à Anvisa, código serial, data de validade e lote de fabricação. A Andreani se responsabiliza pelo processo de impressão do código bidimensional nas embalagens, cria etiquetas de agregadoras contemplando códigos SSCC e também efetua a comunicação dos eventos de movimentação junto à Anvisa e aos demais elos da cadeia de medicamentos.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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