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EMS segue líder no mercado de genéricos

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Foto: Divulgação EMS

A EMS mantém pelo 10º ano seguido a liderança no mercado de genéricos, categoria de medicamentos que passou a ser aprovada no país com a implementação da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei 9.787), em fevereiro de 1999. Pioneira em 2000 na produção e comercialização destes produtos, a empresa movimentou R$ 7,2 bilhões em 2022, um salto de 16% em relação ao ano de 2021, segundo dados compilados pela IQVIA.

De acordo com a consultoria, ao longo dos 12 meses do ano anterior, a unidade de negócios de Genéricos da EMS comercializou 238 milhões de unidades de medicamentos. Esses resultados mantiveram o laboratório na liderança do segmento de genéricos, posição que ocupa desde 2013. Para 2023, a expectativa é crescer 20% em faturamento. Hoje, a empresa tem 17% de market share deste mercado (dado mensal – Jan/23 Projeção FMK, que considera somente mercado de genéricos).

A EMS conta, atualmente, com cerca de 374 apresentações de produtos e mais de 200 moléculas, sendo líder em mais de 60 delas, tendo o maior portfólio de genéricos no País, que atende a 96% das classes terapêuticas. Desde o momento em que a empresa trouxe pioneiramente para o Brasil os medicamentos genéricos, em 2000, já tinha clareza da importância deste movimento e segmento para ampliar o acesso à saúde no Brasil. De lá pra cá, os genéricos seguem sendo uma opção fundamental para garantir a adesão da população a importantes tratamentos médicos”, afirma Cauê Nascimento, head de Genéricos da EMS.

De acordo com o executivo, a empresa está focada em se fortalecer cada vez mais nas linhas cardiológica, sistema nervoso central e saúde feminina. “Ao final de 2022, quatorze novos medicamentos genéricos foram lançados pela unidade de Genéricos da EMS, complementando as linhas cardiológica, sistema nervoso central, saúde feminina e masculina e MIPs. Vale citar remédios para o tratamento da hipertensão, como a família Olmesartana e Nebivolol, além da Dipirona 1G, mais um reforço para a linha de dor e febre. Também lançamos a Bilastina, voltada para a rinoconjuntivite alérgica, e seguiremos colocando no mercado lançamentos importantes, pioneiros, inclusive, como forma de seguir com a nossa missão de cuidar das pessoas”, ressalta Nascimento.

Em 2021, a empresa lançou um de seus produtos de maior sucesso, a Rivaroxabana, o primeiro genérico da molécula disponibilizado à população do país, e também o primeiro genérico disponível a partir da anulação do Artigo 40. Indicado para prevenção de AVC, trombose e embolia, o medicamento é o anticoagulante mais prescrito hoje por cardiologistas em território nacional.

Mercado de genéricos representa 44% do faturamento da EMS

Atualmente, os genéricos representam cerca de 44% do faturamento total da EMS e são produzidos em todas as plantas fabris da companhia, localizadas em Hortolândia (SP), Jaguariúna (SP), Brasília (DF), e Manaus (AM).

Com preços no mínimo 35% mais baixos (podendo chegar a ser até cerca de 90% mais baratos) do que os medicamentos de referência, a categoria se tornou um instrumento de ampliação do acesso a medicamentos de qualidade, eficazes e seguros no Brasil. Desde 2000 até o momento, esta categoria já proporcionou aos consumidores uma economia total de mais de R$ 241 bilhões, segundo a PróGenéricos, e isso considerando apenas o desconto previsto em lei. Esses medicamentos estão acessíveis em praticamente 90 mil farmácias e drogarias no País.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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