Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Enquete revela que 58% mantêm trabalho presencial

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Canal farma mantém trabalho 100% presencial apesar da ômicron

Setor estratégico para a saúde pública e a economia nacional, o canal farma vem sustentando as operações apesar dos impactos da ômicron. Segundo a última enquete do Panorama Farmacêutico, a ampla maioria dos profissionais do segmento deu continuidade ao trabalho presencial.

O levantamento recebeu 2.956 manifestações. Deste total, 1.724 assinantes do portal (58%) destacaram a manutenção das atividades presenciais. Apenas 19% (569) afirmaram ter voltado ao modelo híbrido, 16% (458) seguiram no sistema de home office e 7% (205) adotaram rodízio de equipes.

A crescente demanda gerada pela explosão de casos de Covid-19 vem impondo a ampliação das operações do setor. Ao mesmo tempo, as empresas sofrem baixas com o afastamento de funcionários em função do surto da ômicron.

Na distribuidora Dislab, 30% do quadro de profissionais, em especial da área logística, teve de se ausentar da produção após o diagnóstico da ômicron. “Esse cenário forçou atrasos na separação de pedidos, o que nos levou a realocar as equipes para atuar em três turnos e assegurar a normalização das entregas”, admite o diretor executivo Flávio Andrei.

Coincidentemente, o mesmo percentual de funcionários da mineira Distrimed também foi afastado por Covid-19. “A logística enlouqueceu e tivemos que montar um novo turno com apoio da equipe administrativa no suporte aos clientes”, revela o diretor comercial Augusto Macedo.

Produção em massa na indústria

Procuradas pela reportagem, indústrias farmacêuticas evitam comentar sobre casos da ômicron no ambiente de trabalho, mas mantêm a operação presencial e reorganizaram a cadeia de produção com o rápido avanço na procura por medicamentos como os antigripais. De acordo com o Aché, os pedidos foram 270% maiores que o esperado nos primeiros 20 dias do mês.

Segundo o diretor-executivo de operações, Márcio Freitas, a produção média foi ampliada de 4,2 milhões para 5,7 milhões de unidades no mês. A farmacêutica realocou alguns funcionários que atuavam em outras linhas, ampliou os turnos para três e também manterá a fábrica ativa durante os fins de semana. Além da contratação de 20 funcionários temporários, as férias coletivas foram encurtadas de 20 para dez dias. A compra de matéria-prima e embalagens também foi antecipada.

enquete

Nova enquete

A nova enquete avalia as perspectivas do varejo em relação aos autotestes. Sua empresa já encomendou unidades, estava à espera de um aval da Anvisa, está com dificuldades para encontrar produto disponível ou sequer planejou a compra?

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2-medicamentos-no-clube-bilionarios/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress