Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Autotestes nas farmácias ainda não emplacaram no Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

autotestes nas farmácias

Apesar da expectativa de se tornarem importantes instrumentos para o combate à Covid-19, a venda de autotestes nas farmácias ainda não emplacou no Brasil. É o que indica a enquete do Panorama Farmacêutico. No entanto, fabricantes veem perspectivas de aumento especialmente a partir da temporada de inverno.

Dos 2.297 assinantes do portal que atuam no varejo farmacêutico e se manifestaram, apenas 30% (682) informaram que a comercialização segue em alta. Outros 27% (616) revelaram que houve um boom no começo de março, quando as redes de farmácias disponibilizaram os primeiros exemplares.

Na visão de 18% (413) dos leitores, os autotestes nunca geraram grandes números, enquanto 26% (586) informaram que sequer incorporaram os autotestes.

Fluxo dos autotestes nas farmácias é uma incógnita

Nossa redação procurou redes como Grupo DPSP e Panvel, mas nenhuma empresa confirmou dados sobre vendas até o fechamento da reportagem. A incógnita que cerca essa situação vai ao encontro da análise de especialistas em saúde pública, para quem os resultados dos autotestes podem estar mascarando o real número de novas contaminações.

Os pacientes que utilizam esses kits de diagnóstico não são obrigados a informar os resultados às secretarias de saúde, o que pode servir de estímulo para a subnotificação.

Entidades como a Abrafarma, no entanto, vêm trabalhando para mapear os resultados. No período de dois meses, cerca de 32 mil brasileiros submeteram-se aos autotestes e voluntariamente notificaram o diagnóstico, por meio dos QR Codes disponíveis nas embalagens dos kits.

Desse grupo de pacientes, 88% tiveram resultado negativo entre março e abril. O percentual de 22% de positivos está muito próximo da média atual de casos confirmados pelos testes rápidos aplicados na farmácia – 24%. Três estados têm dados acima dessa média – Minas Gerais (25%), Rio Grande do Sul (30%) e Paraná (35%).

Perspectivas de aumento com a chegada do inverno

Fabricantes, no entanto, acreditam que a demanda por autotestes tende a crescer especialmente com a chegada do inverno e o novo avanço de casos da Covid-19. A Eco Diagnóstica registrou aumento de 400% no volume de pedidos nas últimas duas semanas, especialmente para farmácias baseadas nas regiões Sul e Sudeste.

A empresa também está expandindo a oferta do teste de saliva, mais indicado para uso em crianças e idosos. “Retomamos nossa produção em um nível próximo ao do lançamento dos autotestes no Brasil, com abertura do terceiro turno e um fluxo em torno de 100 mil unidades por dia”, comenta o diretor comercial Fabiano Queiróz.

Autotestes nas farmácias

Nova enquete

Com a nova enquete que está no ar, queremos saber do canal farma qual área das empresas está em situação mais crítica no que se refere ao cumprimento das práticas ESG. Participe e contribua para o debate.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress