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Enquete avalia ganhos da saúde digital para as farmácias

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Atrair mais clientes para a farmácia, aumentar o envolvimento do paciente e ainda personalizar o tratamento. Questionamos os profissionais do setor sobre o maior ganho que o conceito de saúde digital poderia proporcionar às redes ou PDVs onde atuam. E a ampla maioria (60%) entende que a combinação desses três benefícios faz a diferença para agregar valor à loja.

O tema, inclusive, ganhou evidência na última semana durante o Abrafarma Future Trends, que mobilizou 4,5 mil empresários, executivos e dirigentes setorais nos dias 13 e 14 de setembro, em São Paulo. Um dos painéis trouxe ao Brasil o Dr. Yossi Bahagon, médico israelense e consultor especial da OMS (foto).

Considerado um dos responsáveis pela revolução digital da saúde em Israel, o especialista atuou diretamente na concepção do Start-Up Nation, em 2018. O programa estimula a formação de novas empresas e a criação de um grande ecossistema de saúde em Israel, incluindo as redes de farmácias locais. A expressiva adesão aos tratamentos clínicos no país é notória a julgar pela média superior a 6,1 milhões de prescrições online por ano e 26,7 mil consultas virtuais por mês.

“Além disso, reduzimos em 47,5% o percentual de idas desnecessárias a prontos-socorros, o que garante uma assistência clínica mais efetiva aos pacientes. E por meio de tecnologias de vanguarda, detemos uma rica base de informações que permite caminharmos rumo à personalização plena do atendimento”, avalia.

Caminhos para a saúde digital decolar no Brasil

E como a saúde digital pode decolar no Brasil? Para Leonardo Giusti, sócio-líder da KPMG para a área de saúde, os pacientes ainda não são “navegados” de forma adequada. “Esse termo indica que segmentos como o varejo farmacêutico não conseguiram estabelecer uma conexão plena com o público, sem a devida integração tecnológica com healthtechs e outros atores da saúde. No entanto, a disseminação do modelo de assistência clínica, que resgata a antiga figura do farmacêutico da família, tende a mudar esse panorama”, acredita.

Potencial em números

Alguns números da internet confirmam um potencial inexplorado das ferramentas de saúde digital. Segundo mapeamento da CB Insights, 7% das pesquisas no Google Search são relacionadas à saúde, o que significa 70 mil consultas por minuto. Deste total, mais de 25 mil estão associadas a doenças crônicas. De olho nesse nicho, o Google investiu em mais de 50 empresas de saúde no ano passado e elas respondem por um terço do seu portfólio de investimentos.

O Brasil não foge à regra. De acordo com o Inside Healthtech Report, levantamento da plataforma Distrito, mais de US$ 90,1 milhões foram destinados a healthtechs no Brasil em 2021, valor 85% acima do de 2020.

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Nova enquete

A nova enquete propõe aos gestores das pequenas e médias farmácias uma reflexão sobre as barreiras que comprometem a concorrência com as grandes redes. Falta poder de negociação? Estrutura ou equipes capacitadas? Ou tudo isso conspira contra?

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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