Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Entenda o que é alopecia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Alopecia

A alopecia é uma doença dermatológica comum que afeta os folículos pilosos e define-se pela perda parcial ou total dos pelos ou cabelos. A alopecia androgenética é a forma mais comum de perda de cabelo, atingindo até 80% dos homens e 50% das mulheres.

A condição poderá evoluir para alopecia cicatricial caso não seja tratada adequadamente. Ela caracteriza-se por uma perda progressiva do diâmetro, comprimento e pigmentação do cabelo. Os dois principais fatores causais deste distúrbio são os níveis de androgênios e fatores genéticos.

Tipos de alopecia

Podem existir diversas classificações na alopecia, dependendo da etiologia, da dimensão e localização da queda do cabelo. Contudo, pode-se identificar dois tipos principais:

Alopecia areata – A palavra “areata” significa desigual e é um dos tipos mais frequentes. Esta queda de cabelo pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo como couro cabeludo, barba e axilas.

Alopecia androgenética – Ela está associada a problemas hormonais ou genéticos (de hereditariedade). Afeta maioritariamente os homens e é associada à calvície comum.

Alopecia traumática – Provocada pela tração mecânica dos cabelos (“arrancar cabelo”).

Alopecia seborreica – Provocada pela dermatite seborreica (doença de pele).

Segundo Tharik Bonomo, tricologista, cosmetólogo e cabeleireiro, nas mulheres, a alopecia androgenética produz afinamento difuso da região da coroa com manutenção da linha frontal do cabelo. Em mulheres na pré-menopausa, pode ser um sinal de um aumento de hormônios masculinos (hiperandrogenismo), juntamente com hirsutismo (excesso de hormônios masculinos que resulta em quantidades excessivas de pelos em áreas do corpo onde somente homens costumam ter pelos) e acnes.

Já a alopecia areata é uma doença autoimune caracterizada por perda de cabelo transitória e não cicatricial e preservação do folículo piloso. A perda de cabelo pode assumir muitas formas, desde a perda em manchas bem definidas até a perda de cabelo difusa ou total, que pode afetar todos os locais com pelos.

A alopecia areata irregular que afeta o couro cabeludo é o tipo mais comum, afeta quase 2% da população geral em algum momento da vida.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress