Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Entenda tudo sobre o rompimento de ligamento do joelho

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ligamento do joelho

Uma das maiores preocupações na vida dos atletas, tanto de alto quanto de baixo rendimento, é com certeza a lesão de rompimento no ligamento do joelho. Cada vez mais comum, ocorre com relativa frequência em esportes com mudanças de direção, como futebol, basquete e tênis. A entorse é temida por causar forte dor momentânea e distanciar a pessoa de atividades de choque por bastante tempo, podendo causar dor constante, inchaço, instabilidade e diminuição da amplitude dos movimentos.

Os ligamentos do joelho têm a função de alinhar os ossos e estabilizar a articulação. Sabendo disso, o rompimento total ou parcial (comprometimento) é um grande problema, seja o ligamento colateral medial ou lateral, ou o ligamento cruzado anterior ou posterior. Sempre realizado por um ortopedista, o tratamento para a lesão de qualquer um desses é realizado com cirurgia, fisioterapia e repouso. Confira tudo sobre a lesão de rompimento no ligamento do joelho.

Como saber se eu rompi o ligamento do joelho?

Os principais sintomas de rompimento no ligamento do joelho são diversos e podem variar a intensidade. São eles:

  • Dificuldade para andar;
  • Dificuldade ao esticar e dobrar o joelho;
  • Instabilidade ou fraqueza na região;
  • Dor no joelho;
  • Inchaço forte ou moderado, podendo evidenciar nas primeiras 24 horas após a entorse;
  • Sensibilidade pela linha de articulação do joelho;
  • Perda total ou parcial da amplitude dos movimentos da perna.

Outro “sintoma” que não entra na lista, mas é muito relatado, é o fato de se ouvir um estalo forte no momento da lesão, que pode detectar o rompimento do ligamento do joelho. Também é comum sentir o joelho travado antes de surgir os sintomas. É mais do que necessário ir ao ortopedista ou ao hospital mais próximo após uma forte lesão no local ou depois de começar a sentir os sintomas. O ortopedista que indica os exames que devem ser realizados, para que assim seja feito o diagnóstico e possa saber se houve ou não rompimento do ligamento do joelho.

Como é diagnosticado o rompimento no ligamento do joelho?

Após a detecção dos sintomas ou de uma forte entorse e do encaminhamento ao ortopedista, será o próprio médico que realizará o diagnóstico. Ele avaliará os sintomas, pedirá exame físico da articulação do joelho e analisará o histórico de atividades que possam ter provocado isso, como uma ocorrência em jogo, por exemplo. Para que seja confirmado, são solicitados exames de imagem como ressonância magnética, raio x, ultrassom do joelho ou artroscopia. A partir desses exames que o diagnóstico será definido completamente.

Principais causas de lesão ligamentar no joelho

Causado pela torção de um dos ligamentos, essa lesão no joelho ocorre, na maioria das vezes, na ação de esforços repentinos ou golpes diretos na região. Geralmente é muito associado à prática de esportes de impacto, como basquete, tênis e futebol, mas comum também no esqui, ginástica olímpica e beisebol. Quedas repentinas ou acidentes de carro podem ser causadores.

Dentro do esporte, essas são as causas mais comuns de rompimento no ligamento do joelho:

  • Mudança brusca de direção;
  • Aterrisagem incorreta após saltar;
  • Choque com outro atleta;
  • Frear fortemente em alta velocidade.

A rotura em cada ligamento do joelho depende do tipo de movimento realizado na causa, sem haver uma obrigação de qual movimento acometerá qual ligamento.

Tratamento para rompimento de ligamento do joelho

Sempre orientado por um ortopedista, o tratamento da lesão ligamentar passa por diversos estágios e varia de acordo com qual ligamento foi acometido, grau da lesão e gravidade dos sintomas. Veja quais são:

  1. Repouso

Durante todo o período de tratamento, o mais indicado a ser realizado é o repouso, para evitar maiores problemas. Ele ajuda na recuperação, alivia o desconforto que surge na movimentação da articulação do joelho e controla a dor, que pode ser mais forte se a região for mais estimulada.

O recomendado pelos médicos é que o lesionado interrompa a prática de atividades físicos e não utilize peso sobre o local afetado. Muitas vezes, a muleta é uma ótima opção para auxiliar nas práticas do dia a dia, suportando o peso corporal e diminuindo o esforço realizado na movimentação do joelho. Em total incapacidade, a cadeira de rodas pode ser indicada para repouso máximo.

  1. Uso de compressas frias (gelo)

Utilizar compressas frias no local afetado pode diminuir bastante a dor no joelho, reduzindo o inchaço e aliviando a inflamação da região. Para isso, o gelo deve ser inserido em uma bolsa térmica, ou então um saco de gel colocado no congelador para ficar bem gelado. Coloque o saco de gel ou a bolsa dentro de uma toalha para realizar a ação 3 vezes por dia, em sessões de 15 a 20 minutos.

  1. Imobilização do joelho

A imobilização é feita pelo próprio ortopedista, o que faz com que o joelho não se movimente e fique protegido da instabilidade gerada pela lesão ligamentar. Assim, a cicatrização ocorre de maneira mais fácil. Ela pode ser feita com faixa, joelheira elástica ou órteses de joelho, e o tempo de imobilização será orientado pelo médico, variando de acordo com as condições da lesão.

  1. Remédios

Na maioria das vezes são indicados remédios para auxiliar no tratamento da lesão no ligamento do joelho. A recomendação do ortopedista ajuda com que a dor e o inchaço sejam aliviados, que são bastante comuns principalmente nos primeiros dias após a entorse. Geralmente, são indicados anti-inflamatórios não esteroides, como naproxeno ou ibuprofeno, por exemplo.

  1. Fisioterapia

A fisioterapia representa boa parte do tratamento da lesão. Ela é indicada para ser realizada antes e depois a cirurgia, principalmente depois. O ortopedista recomenda para que seja feita com orientação do fisioterapeuta, com práticas de fortalecimento e alongamento muscular para aumentar a flexibilidade, estabilidade e diminuir os sintomas.

As indicações do tratamento fisioterápico contêm:

  • Exercícios com thera-band, para ganho de força na perna e coxa;
  • Corrente russa, para os músculos da coxa posterior e anterior;
  • Gelo, para aliviar o inchaço, anestesiando o local e preparando para a massagem transversa profunda;
  • Tratamento a laser, para diminuir a dor e facilitar a cicatrização;
  • Mobilização articular manual, para conferir amplitude de movimento, soltar aderências e lubrificar a articulação;
  • Mobilização da patela, para aumentar a flexão do joelho;
  • Exercícios de propriocepção, com os olhos abertos e fechados.
  1. Cirurgia

A cirurgia é indicada no rompimento completo do ligamento cruzado anterior ou posterior, quando o joelho está muito instável, ou quando o lesionado é atleta e precisa se recuperar o quanto antes. Quando afetados os ligamentos colaterais medial ou lateral, dificilmente será indicada a cirurgia.

A realização se dá com um enxerto de tecido retirado de outra parte do corpo determinada pelo especialista, que recompõe o ligamento afetado. Após isso, a fisioterapia que determinará sua recuperação.

Possíveis complicações

É uma cirurgia relativamente comum, mas mesmo assim é necessário se atentar a complicações, pois como qualquer operação, essa também contém riscos. É possível que surjam algumas complicações, como dor crônica, instabilidade permanente do joelho, lesão neuro vascular (como a da artéria poplítea), osteoartrite, osteonecrose, fratura e rigidez.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress