A epharma acaba de anunciar o primeiro Joint Business Plan (JBP) de uma PBM em farmácias. A iniciativa, que tem o objetivo de ampliar e fortalecer as relações comerciais com o setor, foi desenvolvida em colaboração com as maiores redes em atuação no país. A lista de parceiros reúne RD Saúde, Grupo DPSP, Farmácias Pague Menos, Panvel, Drogaria Araujo e Drogaria Venancio.
“Trata-se de uma inovação que reflete o compromisso da epharma de liderar a transformação digital e estratégica do varejo farmacêutico. Nosso propósito é estabelecer um ecossistema colaborativo que potencialize a geração de valor, desde os processos operacionais para garantir a fluidez dos programas até a jornada de compra de nossos clientes”, explica Christiano Fonseca Moreira (foto), diretor associado de negócios e relacionamento com redes da epharma.
A ideia em torno do JBP começou a ser concebida há dois anos. “Para aplicar essa metodologia no âmbito de uma autorizadora de PBM, realizamos um mapeamento das situações que consideramos estratégicas nas áreas de negócios e de tecnologia. Na sequência integramos essas duas frentes de maneira a ampliar a eficiência dos processos operacionais”, ressalta Moreira
Outro diferencial é que o JBP da epharma integra não só as farmácias, mas também a indústria, otimizando a jornada de compra do consumidor e proporcionado ao varejo mais assertividade na coleta e interpretação de indicadores comerciais.
Os conceitos do Joint Business Plan para PBM em farmácias
Na percepção de Moreira, o Joint Business Plan para PBM em farmácias é uma abordagem colaborativa de negócios que vai além das práticas tradicionais de vendas. “No lugar de buscar o aumento das vendas em curto prazo, o JBP visa ao crescimento sustentável e à uma rede de relações mais duradoura. Essa colaboração não só melhora o desempenho financeiro das empresas, mas também oferece aos consumidores finais uma experiência de compra mais integrada e vantajosa”, avalia.
“O JBP permite trabalhar de maneira mais próxima com parceiros varejistas, entendendo suas necessidades específicas e desenvolvendo soluções que realmente agreguem valor. Ao mesmo tempo, fortalece a nossa posição como líder em tecnologia de saúde para o varejo farmacêutico”, acrescenta.
Feedback positivo
Um dos principais indicadores do sucesso dessa iniciativa foi o feedback recebido por meio do Net Promoter Score (NPS), um indicador de satisfação e lealdade dos parceiros. Executivos de decisão das redes participaram da avaliação, resultando em pontuações que superaram as expectativas.
Os resultados são um reflexo do acompanhamento contínuo realizado pelas equipes de Relacionamento e Negócios, liderado por Edy Lopes, e Operações, sob o comando de Pedro Pancheri, que trabalham para assegurar que as necessidades dos parceiros sejam atendidas e superadas.
O próximo passo é a evolução contínua das parcerias, utilizando pesquisas e feedbacks constantes para identificar áreas de melhoria e novas oportunidades de colaboração. “Essa abordagem proativa não só fortalece as relações existentes, mas também abre caminho para inovações futuras que podem redefinir o mercado farmacêutico”, aponta Moreira.
Um dos principais focos para o futuro é a ampliação das estratégias de digitalização, por meio de soluções que integram inteligência artificial, cultura Data Driven e outras tecnologias emergentes para otimizar o JBP. “Essas inovações têm o potencial de transformar a maneira como as redes varejistas operam, permitindo uma personalização sem precedentes na oferta de produtos e serviços”, finaliza.