Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Evento da Retail Farma debate planos de negócios na pós-pandemia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Depositphotos 244520954 S

 

Como planejar num ambiente de transformação? O chamado “novo normal” tem provocado inúmeras transformações no modelo de negócio no canal farma. E para discutir um tema que é fundamental tanto para a indústria e principalmente para o varejo, o Retail Farma Brasil realizou nesta sexta-feira (1º), um workshop com o tema JBP – Momentos de grandes oportunidades de negócio.

O evento contou com a participação do time da Retail Farma Brasil, entre eles Paulo Gomes, VP de relacionamento com o mercado; Rogério Lima, professor da ESPM e VP de conteúdo e consultoria; Ricardo Pastore, VP de educação; e Gean Martins, VP de vendas.

Participaram do debate Silvio Laureano, gerente regional de varejo do Aché; Delmar Ragussoni, trade marketing das Farmácias São João; Rafael Medeiros, especialista em marketing e trade marketing e que anunciou durante o workshop sua contratação pelo Grupo Tapajós; e Fernando Ferreira, diretor comercial e de marketing da Tapajós.

Shopper no centro das atenções

A pandemia criou um novo cenário dentro do varejo farmacêutico, acelerando o processo de transformação digital das drogarias. “Até então somente três ou quatro redes dominavam o e-commerce nacional e 80% das demais varejistas sequer tinham loja online ou não apostavam nessa estratégia a curto prazo”, afirma Gomes.

Segundo o executivo, nessa nova realidade ominicanal, o joint business plan (JBP) ou plano de negócio deve ser inserido dentro do contexto do customer centric, ou seja, o shopper no centro das atenções. “Hoje falamos de JBP para uma farmácia que virou um hub, que tem o farmacêutico empoderado, que presta serviços de assistência farmacêutica, inclusive em parceria com a telemedicina”, ressalta.

A farmácia 4.0 precisa de um gerenciamento de categorias 3.0 e para isso o gestor deve se perguntar:

– A área de pricing trabalha com a visão de categoria?

– O trade respeita a jornada de compras e o desenvolvimento das categorias?

– Sua loja se mantém organizada e bem executada?

– O seu gerente farmacêutico e o time de balconistas já entendem o que é manter uma loja por categorias?

Gomes também ressalta a importância do papel do farmacêutico na loja como o principal aliado do médico. “Não existe adesão ao tratamento sem a ajuda do farmacêutico e da farmácia. Médicos e farmacêuticos precisam caminhar lado a lado e a loja deve oferecer e prestar esse serviço com excelência. A junção desses dois profissionais pode mudar a realidade da saúde no Brasil. As lojas já mostram o quanto elas podem ser úteis no momento de dor e de precisão”, finaliza.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/cesta-de-higiene-beleza-volta-ao-nivel-pre-pandemia/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress