fbpx
O maior canal de informação do setor

ESG no mercado farmacêutico expõe fosso na indústria

ESG no mercado farmacêutico

Um estudo conduzido pela Zeeng, plataforma especializada no monitoramento de marcas, analisou as práticas ESG no mercado farmacêutico. E as conclusões da pesquisa deixam claro um fosso entre as farmacêuticas multinacionais e as brasileiras.

O levantamento elencou as dez indústrias do setor que mais trabalharam os temas no ambiente digital das marcas, considerando mais de 60 indicadores ligados às vertentes Redes Sociais, Notícias e Web Analytics. O escore foi gerado a partir de uma comparação com os demais players nos três primeiros meses do ano.

Quem são as top 10 em ESG no mercado farmacêutico?

Da lista das dez fabricantes que melhor promovem a agenda ESG, apenas duas são nacionais contra oito estrangeiras, cujos parâmetros são estabelecidos pelas respectivas matrizes. A atual líder é a  Novartis, com 7,76 pontos, encostada na Sanofi – 7,75 pontos. Na terceira posição vem a Roche (7,61), seguida da Pfizer (7,61) e da Bayer (7,05).

A primeira brasileira a figurar no ranking é a Eurofarma (6,88), no sexto lugar. Completam o top 10 a Merck (6,29), o Aché (6,18),  a Boehringer Ingelhein (6,12) e a Novo Nordisk (5,95).

ESG no mercado farmacêutico expõe fosso na indústriaESG no mercado farmacêutico expõe fosso na indústriaESG no mercado farmacêutico expõe fosso na indústriaESG no mercado farmacêutico expõe fosso na indústriaESG no mercado farmacêutico expõe fosso na indústria

O melhor desempenho nas redes sociais

  • Ativo Social

O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Apesar de não ter a melhor nota em redes sociais no Zeeng Score, a Boehringer Ingelheim retém o maior volume de seguidores, com grande impacto do Facebook.

ESG no mercado farmacêutico expõe fosso na indústria

  • Agenda ESG ainda pouco explorada nas redes sociais

Outro fator muito importante para a performance de uma marca é o volume total de postagens realizadas. Sobretudo, quais são as marcas que ocupam esse espaço no feed dos seus fãs. Entre as mais de 1.3k postagens realizadas, apenas 25 mencionam a prática ESG. E 44% das postagens relacionadas à temática tiveram o Instagram como canal.

ESG no mercado farmacêutico

  • Marcas predominantes

Entre as dez marcas analisadas, apenas cinco produziram posts com menções às práticas. A primeira posição foi da Eurofarma, com 56% do conteúdo capturado.

ESG no mercado farmacêutico

  • Volume de interações

A Eurofarma também obteve o maior volume de interações na soma das postagens.

ESG no mercado farmacêutico

  • Top Posts

Ainda que pareça uma métrica superficial, os posts com o maior número de interações são um excelente termômetro para entender o que o público está consumindo.

Facebook

Apesar de não ser a marca que mais postou sobre o tema nas redes sociais, a Bayer garantiu o seu destaque no Facebook, obtendo o post com o maior número de interações.

Instagram

Além de ser a marca que mais postou sobre a temática ESG, a Eurofarma também foi a líder em interações no Instagram. A companhia difundiu sua exposição em mídia e inovações como o primeiro título CDB sustentável na América Latina.

Twitter

Por outro lado, quem garantiu o tweet com o maior volume de interações foi a Sanofi, mas amparada em grande parte por conteúdos originalmente veiculados pela casa-matriz.

Análise das notícias

  • Volume de conteúdo

O grande destaque em menções relacionadas às práticas ESG foi a Pfizer. A farmacêutica obteve pouco mais de metade das notícias capturadas no período. Ao todo, foram publicadas 359 inserções, um número muito tímido considerando se tratar de 1,48% de todas as veiculações nas redes sociais.

ESG no mercado farmacêutico

Como a indústria farmacêutica performou em relação às práticas ESG?

A Eurofarma e a Pfizer são protagonistas em pautas relacionadas às práticas ESG na mídia e nas redes sociais. A Eurofarma domina as categorias relacionadas às redes sociais, enquanto o protagonismo de notícias é da Pfizer.

Além disso, uma farmacêutica importante que garante seu destaque tanto em notícias como nas redes sociais é a Bayer. A marca garantiu a segunda posição em volume de notícias e interações (com apenas um post). Mas a análise explicita a longa jornada que as indústrias, sobretudo as brasileiras, têm a percorrer para que a agenda ESG no mercado farmacêutico seja uma realidade.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

viagra online buy viagra