Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Estiramento muscular, causas e sintomas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

estiramento muscular

O estiramento muscular pode se manifestar de diversas formas. E é bastante comum encontrarmos pessoas incapazes de realizar determinadas atividades físicas devido à dor causada pelo problema.

O que é estiramento muscular?

Um estiramento é uma lesão ligamentar, geralmente causada por um movimento de alongamento rápido e intenso, que causa dor muscular e pode provocar  inflamação, hematomas e dificuldade para movimentar certas articulações. Ele pode ocorrer em qualquer área do corpo, mas é mais comum na coxa, panturrilhas, costas, ombros e braços.

Sintomas

Os sintomas de um estiramento muscular são geralmente sentidos imediatamente após a lesão. Estes incluem:

 

  • Dor no local afetado
  • Aumento de dor com o movimento da articulação afetada
  • Inchaço
  • Sensibilidade ao toque
  • Coloração avermelhada na área afetada
  • Dor profunda ao pressionar ou esticar a área afetada
  • Fraqueza

Causas

A lesão por estiramento muscular é geralmente causada por alongar demasiadamente ou forçar muito um músculo. Isso pode acontecer durante o alongamento inadequado de um músculo antes de uma atividade física ou durante um treinamento intenso. A lesão também pode ser provocada por uma distensão simples, como levantar peso ou saltar um obstáculo de forma incorreta. Além disso, as pessoas com músculos fracos ou frouxos podem sofrer lesão mais facilmente.

Prevenção

A prevenção de lesões por estiramento muscular inclui aquecimento adequado antes de qualquer atividade física, alongamentos regulares para manter a flexibilidade, treinamentos com pesos leves para aumentar a força muscular e o desenvolvimento de uma boa postura e apoio de um profissional da área.

Tratamento

O tratamento geralmente inclui a descontinuação da atividade que causou a lesão e descanso para permitir um redimensionamento adequado das estruturas musculares. Em casos mais sérios, podem ser necessários medicamentos para aliviar a dor e a inflamação. Também é importante realizar sessões de fisioterapia para melhorar a força, resistência e flexibilidade musculares, bem como para acelerar a recuperação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress