Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que pode causar fadiga muscular?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

fadiga muscular

Todo mundo já conviveu com aquela dor chata no musculo depois de realizar alguma atividade de muito esforço físico. Esse é um problema bastante comum, e é conhecido como fadiga muscular, caracterizado pelo uso excessivo dos músculos, geralmente em atividades físicas, e que causa dor, fraqueza e queda no desempenho corporal.

Os principais culpados para a fadiga muscular são a intensidade descontrolada de algum exercício físico e o pequeno intervalo para descanso entre as atividades. Porém, hoje veremos que não somente isso pode gerar esses problemas, mas também algumas deficiências como a falta de minerais no corpo e a existência de doenças.

Apesar de recorrente na vida de atletas de alto e baixo rendimento, e de se tornar algo comum para muitas pessoas, caso a fadiga muscular perdurar por mais de dois dias, ela deve ser seriamente investigada e acompanhada por um médico. Alguns exames serão feitos e medidas tomadas para melhorar a incidência. Confira abaixo tudo sobre a fadiga muscular!

Principais sintomas de fadiga muscular

Identificar a fadiga muscular não é das tarefas mais difíceis, e os sintomas são bastante exclusivos dos músculos e é possível saber facilmente caso tenha sido após um jogo ou treino bastante intenso. Ou então, em pequenos esforços em casos de sedentarismo.

Fato é que os principais sintomas são a dor muscular, local ou espalhada, a fraqueza na região, o baixo desempenho em atividades físicas e a dificuldade em ações do cotidiano, como caminhar ou ficar de pé por muito tempo, em caso de fadiga nos membros inferiores, ou segurar um objeto ou estender o braço, em caso dos membros superiores.

Os sintomas sempre são variáveis de pessoa para pessoa, dependendo de diversos quesitos como a intensidade do esforço, da recuperação corporal e da preparação de cada um para dores musculares.

6 fatores que causam fadiga muscular

  • Intensa atividade física

A maior incidência de fadiga muscular está na prática de atividade física intensa, que engloba também novas rotinas de treinos, falta de costume na realização dos exercícios ou pouco período de recuperação entre uma ação e outra.

Nesse caso, o mais recomendado é passar a praticar atividades físicas com a supervisão de um personal trainer ou profissional da educação física, com adequados intervalos de descanso, movimentação correta e garantia de recuperação muscular. Para combater a fadiga muscular é válido sempre realizar alongamento e aquecimento antes de qualquer atividade, preparando para o que está por vir.

Para tratar, utilize compressa morna na região da dor, de forma que promova a dilatação dos vasos sanguíneos e o aumento do fluxo de sangue no musculo aliviando a dor. Outra opção é tomar banhos quentes, que também acalora e relaxa os músculos. Uma massagem com spray anti-inflamatório ou pomada também pode ser uma escapatória bastante comum.

  • Deficiência de minerais no corpo

A falta de importantes minerais no organismo como o potássio, o magnésio e o cálcio, pode ser preponderante para a fadiga muscular, principalmente quando a longo prazo. Estes três minerais são fundamentais para a recuperação e o desempenho muscular, que ajudam na contração e relaxamento das fibras. Quando em falta, geram maior cansaço.

Caso você tenha esse problema, é indicado comer mais alimentos ricos em cálcio, magnésio e potássio, de forma que tenha mais minerais para suprir as necessidades musculares. Se não melhorar mesmo assim, é recomendado que procure um clínico geral para mais informações e a realização de um exame de sangue.

  • Anemia

A anemia é uma doença responsável por diminuir o número de células vermelhas no sangue, essas responsáveis por transportar oxigênio do sangue aos músculos. Sabendo que para que funcione corretamente e no melhor desempenho os músculos precisam de oxigênio, a anemia é considerada uma causa forte na incidência de fadiga muscular, provocando cansaço excessivo.

Em casos de suspeita de anemia é necessário consultar um médico. Exames serão realizados e o tratamento correto indicado, variando de acordo com o grau da anemia. Muitas vezes, o consumo de ferro ajuda.

  • Diabetes

Mais uma doença predominante como uma das possíveis causas de fadiga muscular, a diabetes é mais suspeita quando o cansaço é constante. A doença aumenta o nível de açúcar no sangue, prejudicando a sensibilidade dos nervos. Assim, as fibras que estão ligadas a eles se enfraquecem ou param de funcionar, diminuindo fortemente o desempenho dos músculos e gerando fadiga muscular.

Os casos de fadiga muscular influenciados por diabetes são mais comuns por pessoas que não tratam de maneira correta a doença, sendo necessário o tratamento adequado ou a consulta de um endocrinologista para avaliação e indicação de tratamento.

  • Problemas cardíacos

Muitas vezes a fadiga muscular pode ser influenciada por problemas cardíacos que diminuem a oxigenação no sangue pelo corpo e a quantidade de oxigênio nos músculos, consequentemente. Sendo assim, o cansaço excessivo se torna bastante comum, algumas vezes até mesmo sem a realização de atividade física e gerando frequente faltas de ar.

Consulte um cardiologista para fazer uma bateria de exames que comprovem os problemas cardíacos possíveis. O eletrocardiograma é um exemplo que pode analisar melhor a saúde do coração, e consequentemente a atuação em relação a fadiga muscular.

  • Doenças renais

O mau funcionamento do rim é um forte causador da queda de minerais no corpo, influenciando negativamente no cálcio, no magnésio e no potássio, já citados como essenciais para recuperação e desempenho muscular. Em quantidade errada, o trabalho dos músculos é prejudicado e há uma redução de força e de disposição para realizar atividades.

Se já tiver familiares com doenças renais ou houver uma suspeita dos problemas em seu organismo, visite um nefrologista para que a verificação seja realizada e passado o tratamento melhor indicado.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!