Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Estudantes do Instituto Federal ajudam na criação de respirador de baixo custo para hospitais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um equipamento que se tornou essencial para o tratamento de pacientes mais graves de coronavírus é o respirador. São aparelhos caros e que chegaram a faltar no mercado no início da pandemia. Por isso, uma equipe do campus de Sorocaba (SP) do Instituto Federal de São Paulo, está ajudando na criação de um respirador de baixo custo, com tudo pensado e fabricado no Brasil.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

De acordo com os estudantes, foram praticamente quatro meses de pesquisas, desde a criação da primeira versão até a chegar a mais atualizada.

O ventilador mecânico foi desenvolvido por pesquisadores da escola politécnica da Universidade de São Paulo. Agora o equipamento pode ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19.

Um dos diferenciais do aparelho criado pelos estudantes é o fato de que o ventilador não necessita de cilindros de oxigênio, o que pode facilitar atendimentos fora do ambiente hospitalar.

O projeto que já estava em andamento ganhou também o reforço da equipe de profissionais do Instituto Federal de São Paulo, campus de Sorocaba, liderada pelo pesquisador Sérgio Shimura. Juntos, o grupo ficou responsável por desenvolver a programação do equipamento.

“Pelo o que a gente aprendeu durante esse projeto é que o médico precisa das informações na tela na forma gráfica. Então, a interface gráfica é fundamental”, conta o coordenador de pesquisa Sérgio Shimura.

O ventilador vai custar entre 5 mil e 10 mil reais, e a cada duas horas um aparelho vai ser fabricado pelo Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo.

O técnico de manutenção Anderson Santana contou que se juntou à equipe de profissionais do Instituto. Ele explicou que é aluno no Campus do Instituto Federal em Sorocaba, e foi um dos responsáveis por ajudar na criação do display.

“Temos que tornar o acesso o mais fácil possível para o usuário operar o equipamento”, comenta Anderson Santana, técnico de manutenção.

O ventilador mecânico já passou por vários testes e agora precisa da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para a produção em grande escala.

Cerca de 10 aparelhos já estão sendo utilizados em pacientes com Covid-19 pelo Incor de São Paulo. A ideia agora é trazer o equipamento também para hospitais de Sorocaba.

“O objetivo é o atendimento das entidades filantrópicas. Em Sorocaba, por exemplo, temos a Santa Casa. A ideia é que a gente possa também trazer respiradores para a cidade para atender a demanda”, conta Denilson Mirin, diretor geral IFSP de Sorocaba.

De acordo com o diretor do campus, essa é a primeira vez que o instituto colabora com esse tipo de pesquisa, e desde já comemora esse passo no tratamento de pacientes contaminados com coronavírus.

Fonte: G1

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/23/confira-as-10-farmacias-brasileiras-melhor-posicionadas-nas-redes-sociais/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress