Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

EUA avaliam liberar vacina da varíola do macaco para pessoas de alto risco

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

vacinaOs Estados Unidos estão avaliando um pedido de liberação da vacina contra a varíola dos macacos para pessoas de alto risco. O país tem um caso confirmado da doença e quatro suspeitos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Nos Estados Unidos, a vacina da Jynneos tem autorização para ser aplicada contra a varíola dos macacos. Segundo o CDC, o país tem um bom estoque dos imunizantes caso seja preciso a aplicação em massa.

Na segunda-feira (23/5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o surto de varíola dos macacos fora da África pode ser combatido com boas práticas de higiene e comportamento sexual seguro e que, por isso, não há urgência para uma vacinação em massa.

Normalmente, a vacina contra a varíola comum protege também contra a dos macacos. Porém, a maior parte dos países não vacina mais contra a doença, já que ela foi erradicada em 1980.

No Brasil, ainda não há nenhum caso. Porém, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para acompanhar os casos no mundo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também emitiu nota pedindo a adoção de medidas como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus no Brasil.

A varíola dos macacos é provocada por um vírus que infecta animais e raramente os humanos. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. O mais característico são as lesões na pele que se assemelham a catapora.

Fonte: Correio Braziliense Online

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress