Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

EUA processa AmerisourceBergen por crise de opioides

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

crise de opioides

O Departamento de Justiça dos EUA está processando a distribuidora de medicamentos AmerisourceBergen, por supostamente alimentar a crise de opioides no país. A alegação é que  a empresa “falhou em relatar o desvio de milhares de medicamentos opioides prescritos enviados para farmácias”.

O vício desta classe de remédios já matou mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos, com overdoses fatais que atingiram 107 mil pessoas só no ano passado. De acordo com a Justiça americana, a AmerisourceBergen e duas de suas subsidiárias podem enfrentar penalidades de bilhões de dólares.

“As empresas que distribuem opioides são obrigadas a relatar pedidos suspeitos às autoridades federais. A AmerisourceBergen, que vendeu bilhões de unidades de opioides prescritos na última década, falhou repetidamente em cumprir esse requisito”, afirmou a procuradora-geral adjunta Vanita Gupta, em comunicado.

De acordo com a denúncia, os executivos da AmerisourceBergen sabiam que as pílulas prescritas enviadas para a Flórida e Virgínia Ocidental estavam sendo desviadas e “vendidas em estacionamentos”.

O Departamento de Justiça também alega que duas pessoas no Colorado que receberam indevidamente pílulas de opioides enviadas pela empresa “morreram posteriormente de overdose”.

Em comunicado, a AmerisourceBergen negou qualquer irregularidade . A empresa acusou o Departamento de Justiça de “escolher a dedo” os problemas que existiam em um punhado de farmácias entre de empresa atendidas pela distribuidora.

“A AmerisourceBergen verificou o registro do Departamento de Justiça e da Administração Antidrogas (DEA) e as licenças do conselho estadual de farmácias antes de preencher qualquer pedido, realizou uma extensa diligência nesses clientes e relatou todas as vendas de todas as substâncias controladas à DEA”, disse a empresa.

Empresas fecham acordos para resolver crise de opioides

Em fevereiro de 2022, a AmerisourceBergen chegou a um acordo nacional com os governos estaduais e locais, concordando em pagar US$ 6,1 bilhões para resolver as ações judiciais relacionadas a opioides.

Os oficiais federais dizem que este processo civil contra a empresa não está relacionado a esse negócio. A ação ocorre em um momento em que os fabricantes de medicamentos, distribuidores e redes de farmácias enfrentam um acerto de contas nacional sobre seu papel de marketing e venda de analgésicos altamente viciantes.

O Departamento de Justiça também está processando o Walmart por supostas violações de opioides em sua rede de farmácias. A varejista negou qualquer irregularidade.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress