Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Evento debate nova agenda do varejo farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

varejo farmacêutico
Modesto Araujo Neto, presidente do conselho diretivo da Abrafarma, abriu oficialmente a solenidade

A transformação digital, os serviços de saúde e a agenda ESG movem o futuro do grande varejo farmacêutico nacional e formarão o centro dos debates do Abrafarma Future Trends. O Panorama Farmacêutico é mídia oficial do congresso, que chega à 10ª edição e prevê atrair 5 mil executivos, empresários e líderes do varejo, atacado e indústria para o Transamérica Expo Center (São Paulo-SP).

O evento teve início nesta terça-feira, dia 12, e se estenderá até quarta-feira (13 de setembro), com a presença dos CEOs das 30 maiores redes de farmácias do país – que já superaram R$ 86 bilhões em faturamento nos últimos 12 meses até julho deste ano, um avanço de 16% frente ao mesmo período anterior.

“Mais de 1,1 bilhão de atendimentos e quase 11 mil novos empregos em um ano. Esses são alguns indicadores que realçam o papel assumido pelas farmácias no ecossistema de saúde e sua crescente relevância para o consumo nacional”, enfatiza Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Grande varejo farmacêutico atrai indústrias e o Exterior

O grande varejo farmacêutico nacional dará vazão a discussões sobre os impactos da tecnologia e o acelerado processo de consolidação como hubs de resolutividade em saúde. As mudanças do setor motivam a reunião de um número recorde de expositores no congresso – serão 58 ao todo, representando fabricantes de medicamentos, produtos de higiene pessoal, beleza e provedores de serviços.

Também é esperada a presença de altos executivos e dirigentes do varejo farmacêutico da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Paraguai e Peru. Outro ponto alto é a presença de uma delegação do México, que busca assimilar e replicar modelos de negócios das redes brasileiras.

Farmácias também debatem nova era com testes rápidos

O Abrafarma Future Trends reunirá ainda representantes da Anvisa, especialistas em assistência farmacêutica e os gestores clínicos das redes, com foco nas perspectivas do setor com a regulamentação dos testes rápidos nos PDVs.

“Trouxemos inclusive um especialista da África do Sul, para destacar o potencial desses serviços. É uma região onde o sistema de saúde pública sofre uma pressão similar à do Brasil e cujas farmácias vêm ganhando relevância como pontos de atenção primária”, acrescenta Mena Barreto.

Programação terá 51 sessões

A programação abrange 51 sessões e terá palestrantes renomados como Arthur Igreja, que refletirá sobre as implicações da inteligência artificial e de recursos como a ChatGPT na jornada de consumo.

A Arena de Ideias, com formato de mini palestras simultâneas, ganha ainda mais evidência com quatro auditórios – um a mais em comparação à edição passada e que será exclusivamente dedicado a tendências da categoria de nutrição e suplementos no varejo farmacêutico.

As sessões do Encontre o Varejista também seguem em destaque, permitindo que as redes de farmácias apresentem suas estratégias comerciais e intensifiquem novos negócios em salas restritas a convidados da indústria.

Agenda sustentável ganha força

A agenda ESG do grande varejo farmacêutico será disseminada no Abrafarma Future Trends. Um modelo de contentor – recipiente usado para o descarte correto de medicamentos – estará em exposição logo na entrada do evento, acompanhado de um banner explicativo sobre o sistema de logística reversa.

Só as grandes redes, entre janeiro e julho deste ano, recolheram 600 toneladas de resíduos de remédios vencidos ou em desuso e suas embalagens. O volume é maior do que de todo o ano passado.

“É uma agenda setorial abrangente, mas que resume o protagonismo do segmento, que se transforma rapidamente ao mesmo tempo em que dita os novos rumos do varejo e da saúde no país”, conclui.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress