Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Extensão de vigência das patentes divide a indústria

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

A possível extensão de vigência das patentes, que deve integrar um projeto de lei coordenado pela Casa Civil, divide opiniões na indústria farmacêutica. Segundo informações do Valor Econômico, inclusive, o setor estaria rachado em torno da questão.

De um lado, laboratórios estrangeiros defendem a proteção adicional de seus medicamentos por um período de até dez anos a partir da concessão da patente. As farmacêuticas brasileiras, porém, são críticas ferrenhas dessa mudança.

O Grupo FarmaBrasil, que congrega 12 indústrias, entende que essa alteração não encontra precedente em nenhuma legislação de propriedade intelectual no mundo. “Sem figura de retórica, não existe paralelo no planeta. É uma jabuticaba e gera incerteza permanente”, comentou o presidente-executivo Reginaldo Braga Arcuri.

O dirigente considera que o artigo 40 da Lei 9.279 cria uma “proteção móvel” às patentes que tira previsibilidade da concorrência sobre o momento de entrada no mercado. Para ele, inovação e propriedade industrial não podem ser confundidas com garantia de lucro por parte da empresa que deposita a patente.

Enquanto isso, a Interfarma tem outro ponto de vista. A entidade avalia que o processo de registro de novos medicamentos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) costuma atrasar e durar até dez anos no Brasil. Sem a vigência estendida, a companhia que detém a patente teria pouco tempo para trabalhar sua inovação no mercado.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress