Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Fabricação de medicamentos é tema de jogo da UFRJ

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Fabricação de medicamentos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou um jogo para ensinar sobre a fabricação de medicamentos. O projeto digital tem como objetivo ensinar a população jovem sobre como os remédios são criados e veio após um “irmão mais velho” em tabuleiro. As informações são da Agência Brasil.

A ideia inicial partiu de François Noël, professor do Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ). O docente, que já usava um jogo similar importado, notou uma defasagem no conteúdo e uma oportunidade de inovar.

Nöel buscou a ajuda de outro professor, Geraldo Xexéo, do laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes). Juntos, eles desenvolveram um jogo de tabuleiro sobre a fabricação dos medicamentos.

Lançado em 2021, a brincadeira séria foi usada pelos estudantes de pós-graduação em farmacologia da universidade, mas não parou por aí.

Jogo sobre fabricação de medicamentos chegou às escolas

Apesar da complexidade do assunto, o jogo de tabuleiro começou a ser utilizado por alunos do ensino médio. Com essa constatação, Xexéo decidiu modernizar a plataforma e simplificar o conteúdo.

Com o objetivo de propagar informações sobre a fabricação de medicamentos dentre os jovens, o jogo se tornou digital e ganhou um novo nome: discoveRx. O game está disponível online para desktops e também nas lojas de aplicativo em smartphones.

Aprendizado é dividido em minijogos

Simulando os processos para a descoberta de um novo fármaco, o jogo explica cada uma das sete fases da investigação. As três etapas iniciais (identificação, protótipos e otimização) já possuem minijogos próprios.

A quarta etapa do processo (eleição de candidatos a fármaco) deve ser ilustrada no mês de setembro.

O jogo está disponível em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês) e mobilizou quatro centros de ensinos da UFRJ para sua produção. Professores e alunos da instituição apresentarão o jogo sobre a fabricação de medicamentos em um evento no mês de agosto.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress