O maior canal de informação do setor

Tecnologia da Falconi otimiza vendas das farmácias

1.832
Falconi soluciona dores e otimiza vendas do varejo farmacêutico
Plataforma explora a inteligência artificial para
identificar performance de produtos no PDV

Respaldada por seus mais de 30 anos de trajetória, a Falconi assimilou a difícil missão de garantir performances de excelência para empresas do varejo, em especial do mercado farmacêutico. E uma das mais recentes inovações da consultoria para o setor é o produto digital Spot, que possibilita a resolução de dores como a manutenção do estoque adequado, precificação correta, escolha certa do mix e execução correta das estratégias da rede.

“Trata-se de uma solução que explora a inteligência artificial e identifica todas as oportunidades ou problemas comuns ao PDV”, explica Henrique Assis, Product Manager da Falconi. O Spot tem, por exemplo, a capacidade de monitorar em tempo integral a performance de um grupo de produtos que está na loja. Plugado nos próprios sistemas das redes, dependendo da anormalidade que foi observada, o algoritmo envia uma notificação para o celular do responsável da área, seja o gerente da farmácia ou os analistas de precificação e supply.

A inteligência artificial entende quais variáveis afetam a rotina de determinado produto e a partir daí estabelece um modelo preditivo. Sempre que for observada uma alta variação entre a venda prevista em relação àquela efetivamente realizada em determinado produto e PDV, os algoritmos selecionam o item e já buscam as causas mais prováveis para o problema.

“Ou seja, é feito todo o trabalho de coleta e análise de dados e são apresentados possíveis fatores que estão impactando a venda, com sugestões de ações simples e fáceis de executar”, ressalta Rodrigo Zanzoni, especialista da Falconi no segmento farmacêutico.

Posteriormente, o gerente apresenta o feedback informando se executou a ação recomendada, o que retroalimenta o algoritmo e contribui para seu aperfeiçoamento. Questões como quantidade de estoque insuficiente ou acima do necessário, gôndola desabastecida, estoque virtual, promoção não sinalizada, mix não aderente à loja, preço abaixo do ideal e promoção com baixo retorno são identificadas pela ferramenta.

O Spot pode ser implantando em apenas uma semana, de forma que as equipes começam a receber imediatamente as recomendações para o aumento de vendas.

Retorno do investimento

O Spot pode ser utilizado por qualquer tipo de farmácia, seja rede, independente ou associativista. Pode ser contratada por módulo (loja, demanda ou pricing) ou por números específicos de pontos de venda. “Com a solução, as lojas conseguem um incremento de 2% a 4% nas vendas totais. Desde o primeiro dia de implementação já é possível observar melhorias, por meio da comparação da performance do produto antes e depois da recomendação”, explica Assis.

Caso de sucesso

No mês de setembro do ano passado, a Farmácia Permanente iniciou conversações com a Falconi em busca de soluções para reduzir a ruptura e melhorar o nível de serviço. A implementação do sistema foi efetivada como um projeto-piloto em janeiro, envolvendo duas lojas em Alagoas. Os resultados estimularam a rede a estender a solução para mais nove unidades, incluindo também os estados da Paraíba e de Pernambuco. E neste segundo semestre, outros dez PDVs terão acesso ao Spot.

“A ferramenta trouxe muito mais velocidade à revisão de estoque, do mix de produtos e da nossa precificação. Esses processos demandavam em torno de um a dois meses, com base nos balanços financeiros, e agora são executados automaticamente graças à inteligência artificial”, observa o gerente de compras Ivan Teixeira.

Segundo o executivo, a tecnologia já possibilitou ajustes plenos na curva de vendas de aproximadamente 2.300 SKUs. “O Spot consegue prever não apenas problemas relacionados à falta, como também ao excesso de itens no PDV, gerando relatórios em tempo real e municiando as equipes de estoque e loja de dados precisos sobre o desempenho da farmácia”, enfatiza Teixeira, que espera levar a plataforma para as mais de 115 unidades da Permanente, presente também na Bahia.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/elfa-cria-plataforma-para-integrar-farmaceuticas-e-planos-de-saude/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação